Vereadores aprovam Secretaria de Segurança em Arujá

Projeto foi corrigido e aprovado em sessão extraordinária, líder de governo na Casa de Leis acredita que gestão Monteiro deu grande passo

Segurança Pública Em 21/12/2017 19:48:33

Antes que a Câmara de Arujá entrasse em recesso, vereadores votaram o projeto de Lei que cria a Secretaria de Segurança Pública de Arujá. O documento foi aprovado na última quarta-feira, 20/12, por unanimidade dos parlamentares. 

Com exceção do vereador Paraíba Car (PSDC) que não compareceu à sessão, “com 14 votos este é um grande passo para a gestão José Luiz Monteiro (PMDB)”, diz o líder de Governo da Casa de Leis, Castelo Alemão (PSC).

A comissão de Justiça e Redação reclamou que o documento continha muitos erros de interpretação e foi protocolado na Câmara no dia 27/11, pelo Departamento Jurídico da Prefeitura, com pedido de votação ainda em 2017.

Na sexta-feira, dia 15/12, os vereadores realizaram em caráter emergencial uma sessão extraordinária para votar em primeira instância a criação da Secretaria de Segurança. A segunda votação ocorreu na quarta-feira, 20/12. 

“Entre as modificações, tudo que tratava de ouvidoria no documento foi retirado. Este departamento será um projeto a parte debatido em 2018”, ressaltou Renato Caroba (PT).

Para a Guarda Municipal, a aprovação do documento dará mais autonomia para GCM atuar no município e com isso, conseguir recursos para comprar novas viaturas e melhorar o monitoramento de câmeras pela cidade, além de garantir que os agentes passem por capacitação e cursos de reciclagem. Os vereadores ressaltaram que o departamento municipal de Trânsito continua vinculado ao Departamento de Serviços que, segundo Caroba, a permanência foi um pedido dos agentes do setor ao Prefeito.