Uma rua as secas

Uma única rua do Bairro Jd. Eldorado em Santa Isabel está a nove dias sem água. Moradores estão usando água da chuva para cozinhar e dar banhos em acamados

Saúde Em 29/01/2016 18:00:54

Reportagem: Bruno Martins

 

Ninguém avisou aos moradores da Rua Roque Américo Caraça, Bairro Jd. Eldorado em Santa Isabel, que cortariam o abastecimento de água em todo o trecho da via. Usando sem saber, as caixas d’água de muitos secaram e durante nove dias a salvação dos moradores que lá vivem, foi a água trazida pela chuva. A Companhia de Abastecimento de Água e Esgoto (Sabesp) informou apenas que faz, desde o dia 04, reparos com o objetivo de melhorar o abastecimento em toda a cidade. 

Com a água da chuva eles cozinharam, lavaram e tomaram banho, na rua além de casas há também comércios e uma fábrica, todos ficaram desabastecidos. Na casa de Fernando Antônio Costa, 65, água para beber e cozinhar, só comprada. Com a água da chuva ele conseguiu tomar banho e dar banho em sua mulher que está doente e em sua mãe, que em decorrência de um derrame ficou acamada: “Um desrespeito, ligamos na Sabesp e ninguém responde qual é o real problema e qual o tempo para solucioná-lo”, diz.

O comerciante Manoel Alves da Silva, 76, conseguiu armazenar água da chuva em três cisternas de 200 litros cada, mas também foi obrigado a comprar galões de 20 litros de água mineral para cozinhar: “Foram nove dias sem água e sequer se preocuparam em mandar um caminhão pipa para encher as casas. Nesta semana, mesmo sem água, um funcionário da Sabesp veio medir o relógio, a conta eles vão mandar certamente no fim do mês”, disse.

Na quinta-feira, 28, o abastecimento estava se normalizando na rua, mas as torneiras das casas do ponto mais alto ainda estavam secas. Maria Rita Sampaio, 27, dividia uma caixa de mil litros com outras três famílias que moram no mesmo terreno que ela: “Enchemos a caixa com a água da chuva e estou aproveitando para lavar roupa. A água que chegou a noite não teve força para subir até a caixa”, lastima. 

Em nota a Sabesp informou que o abastecimento na Rua Roque Américo Caraça está quase normalizado: “Iniciamos desde o último dia 04, uma operação dos sistemas de água e esgoto da cidade, com o objetivo de melhorar o abastecimento através de manutenções corretivas”, finaliza a nota. A empresa informou ainda, que o posto de saúde assim como escolas, creches e quaisquer pessoas podem solicitar abastecimento por caminhão-pipa durante as manutenções corretivas e preventivas que são realizadas no sistema.