Último mutirão do Bolsa Família será realizado neste sábado no CSII

Saúde Em 04/12/2013 06:35:21

O último mutirão do Bolsa Família deste ano será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado (07/12), no CSII (Av. dos Expedicionários, 1.255). Serão atendidos, das 8 às 13 horas, todos os cadastrados que ainda não passaram pelo acompanhamento obrigatório.

Na unidade de saúde, os usuários deverão apresentar cartão do programa e cartão SUS, além de carteirinha de vacinação das crianças menores de sete anos de idade. No caso das grávidas, é preciso levar o cartão da gestante.

A ida ao posto é uma exigência para a regularização da segunda vigência do benefício, cujo prazo para registro das informações vence no dia 30 de dezembro. Ao todo, cerca de 1.900 famílias arujaenses ainda não buscaram acompanhamento.

Para a manutenção do benefício, também são exigidos: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de sete anos e da frequência aos serviços socioeducativos; pré-natal das grávidas; e acompanhamento das mulheres de 14 a 44 anos que amamentam.

As famílias que descumprirem as determinações impostas pelo programa, não procurando as UBS, estarão sujeitas a efeitos que vão desde uma simples advertência até a suspensão do benefício ou então o cancelamento do mesmo. 

Papanicolau

Ainda no próximo sábado, dia 7, a Secretaria de Saúde de Arujá promove mais uma edição do mutirão de Papanicolau e Mamografia. A ação acontecerá das 8 às 13 horas na Unidade Básica do Jardim Real (Rua São Paulo, 675). 

Na unidade será feito o agendamento para a Mamografia (mulheres entre 40 e 69 anos de idade) e a coleta para o exame de Papanicolau (de 25 a 64 anos). Os documentos necessários para os exames são: RG, cartão SUS, comprovante de residência e, se possuir, cartão do posto. Para outras informações, ligue 4655 2871.

Status de famílias beneficiárias - acompanhamento obrigatório 

Total de famílias beneficiárias:     3.537 

Famílias totalmente acompanhadas:    1.637  

Famílias que ainda não foram totalmente acompanhadas:   1.900  

Percentual de cobertura:   46,28%