Transporte volta a ser problema

Estudantes ficaram na rodovia por problemas de atendimento da Viação Suzano, empresa responsável pelo transporte público em Santa Isabel

Trânsito Em 15/03/2019 21:00:00

Reportagem: Érica Alcântara

Nesta semana os ônibus da empresa Viação Suzano voltaram a ser alvo de reclamações no município de Santa Isabel. Principais reclamações:

- Descumprimento do horário e itinerário;

- Superlotação;

- Falta de higiene;

- Bilhete não é lido no sistema;

- Perda de documento de aluno para emissão de cartão etc;

Na segunda-feira, dia 11/03, os moradores do Bairro Monte Negro, em Santa Isabel, mais uma vez foram prejudicados pela falta de transporte público. Aparentemente uma das linhas que atende a região quebrou, alunos e trabalhadores foram em carros superlotados, ou ficaram no ponto aguardando por mais uma hora.

Na terça-feira, dia 12/03, o estudante Juan Ribeiro foi para ETEC – Escola Técnica de Santa Isabel a pé, o ônibus lotado e sujo foi, segundo ele, um empecilho para que conseguisse entrar no veículo. A mãe, Janete Ribeiro, registrou reclamações na Ouvidoria da Prefeitura e também da Delegacia. “Os documentos para emissão do cartão de passagem, a própria funcionária da Viação Suzano me informou que a empresa perdeu”, conta Janete.

Na quarta-feira, 13/03, outra mãe que mora no Bairro Chácara Boa Vista viveu momentos difíceis. O ônibus cheio e as crianças contaram que o motorista, por falta de funcionamento do sistema, não leu o cartão. Assim os filhos de 12 e 14 anos, que estudam na Escola Estadual Maria Santos Bairão ficaram sozinhos na rodovia SP056.

No dia 14/03 a linha do Monte Negro voltou a apresentar problemas com carros quebrando em horários de grande fluxo de passageiros.

 

O que diz a secretaria de Trânsito

O Secretário Interino de Trânsito, Marcelo Arena, disse na manhã de ontem, dia 15/03, que todos os apontamentos apresentados na ouvidoria foram encaminhados para a empresa por meio de pedidos de explicações e notificações, as respostas ainda se encontram dentro do prazo de retorno. Nesta semana foram 02 pedidos de explicações e 04 notificações registradas.

“Os problemas apontados no Bairro km55 (horário e superlotação) e Monte Negro (superlotação) foram solucionados. Acompanhei pessoalmente as rotas na quinta-feira, 14/03, e notificamos como preconiza o contrato”, disse.

O contrato com a empresa Viação Suzano era emergencial, Marcelo diz que o mesmo ainda não venceu. “A secretaria de trânsito iniciou o estudo para os trâmites do processo licitatório para a nova concessão do transporte no município, o estudo tem como principal objetivo apontar as demandas, apuração de rotas, tipo de veículo adequado, horário adequado de circulação, origem e destino e valor de passagem”, disse.

Marcelo disse que, desde que preencha todos os requisitos preconizados por lei a Viação Suzano poderá participar da licitação. “Estivemos no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para buscar orientações referente ao assunto foi um momento muito produtivo e que trará ainda mais segurança e transparência para o processo”, disse.

A Ouvidoria da Prefeitura de Santa Isabel informou que o canal de atendimento da empresa Viação Suzano é o telefone - (11)4610-0480.

Até o fechamento desta edição a Viação Suzano não retornou os questionamentos feitos pela reportagem.