Temporal provoca deslizamento

DER promoveu a remoção do material, mas o risco permanece.

Cidades Em 08/01/2021 21:33:27

Apesar de bastante seco, o mês de dezembro mudou totalmente o clima depois do início do verão. Calor intenso durante o dia e final do dia e noite com fortes temporais. Um deles caiu na madrugada do dia 30 de dezembro quando um imenso talude cedeu à força das águas e escorreu sobre uma das pistas da rodovia Joaquim Simão (SP 56), na altura do km 61,80.

Ontem, pela manhã, técnicos de uma empresa contratada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado) estiveram no local avaliando o deslizamento com o objetivo de desenvolver um projeto visando a estabilização do talude. Segundo eles, cerca de 8.000 m2 cúbicos de terra escorreu sobre a pista, felizmente sem atingir nenhum veículo.

Durante toda a semana, enquanto equipamentos e funcionários do DER limpavam o local, o tráfego ficou restrito a uma única pista. Os técnicos avaliam que, devido o tipo de solo extremamente arenoso, o risco de novos deslizamentos permanece principalmente se continuarem chuvas intensas como se tem observado nos últimos dias.  No dia do deslizamento o volume de chuva chegou próximo a 300mm, a média do Estado nesse início de janeiro está em 272 mm.