Tecnologias facilita trabalho de agentes de saúde

Os agentes de saúde de Igaratá passaram toda essa semana em treinamento para a utilização de sistema informatizado na execução de suas tarefas.

Saúde Em 11/10/2018 21:55:25

Os agentes de saúde de Igaratá passaram toda essa semana em treinamento para a utilização de sistema informatizado na execução de suas tarefas. Cada um deles recebeu um computador de mão (tablete) que, através da internet os manterá conectados à secretaria municipal de Saúde.

Cada visita realizada é imediatamente postada no sistema e passará a integrar um banco de dados contendo todas as informações a respeito dos pacientes visitados e de cada família registrada no âmbito da região assistida pelo Agente de Saúde.

O processo faz parte do plano de governo do prefeito Celso Palau que pretende implantar ao longo do próximo ano o prontuário eletrônico no qual, todos os cidadãos igarataenses terão lançadas sua condições de saúde. – O sistema permitirá melhor controle de medicamentos, maior acompanhamento das necessidades dos pacientes e, principalmente, a unificação dos arquivos. Hoje, explica o secretário de Saúde Fábio Carvalho, cada vez que o cidadão passa em exame é gerado um arquivo físico que, no decorrer dos anos, se perde. Com o prontuário eletrônico esse arquivo será digital garantindo a segurança das informações.

O tablete nas mãos dos agentes de saúde é um elemento importante no gerenciamento das informações. Nele serão registrados os indicadores das condições de saúde de cada um dos moradores dos domicílios visitados e o próprio sistema avisará quando, eventualmente, mudanças bruscas dos indicadores podem representar risco para o paciente.

- É uma ferramenta muito importante na saúde, comemora o prefeito Celso Palau. – Com essa ferramenta Igaratá passa a ser uma referencia na gestão das Estratégias de Saúde da Família. Segundo Palau, o recurso para a compra dos tabletes veio através da emenda parlamentar do Deputado Federal Sergio Reis.