Suzano supera média estadual de vacinação contra a gripe em idosos e crianças

Até o momento, 51,4% da população idosa já foi imunizada

Saúde Cidades Em 10/05/2017 13:35:02

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Arujá

 

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe – que teve início em 17 de abril (segunda-feira) – a Secretaria de Saúde de Suzano-SP já imunizou 51,4% da população idosa da cidade, contabilizando 11.977 doses aplicadas. O levantamento parcial do Departamento de Vigilância Epidemiológica coloca o município administrado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi à frente da média estadual quanto à vacinação de homens e de mulheres acima de 60 anos, que é de 39,6%.

De acordo com o chefe da pasta de Saúde, o médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon, Suzano também superou o Estado na média de doses aplicadas em crianças de 6 meses a 4 anos. O gestor lembra que 20% do público infantil da cidade foi imunizado. O Estado contabilizou, até o momento, 14,3% de imunizações.

Guillaumon acredita que os números positivos estão relacionados ao envolvimento de toda a rede básica de Saúde nesta campanha com a gripe:

“Estamos com um trabalho forte nas nossas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, a Secretaria de Saúde tem divulgado a campanha, além da União e do Estado, que nos disponibilizam as doses. É importante se precaver. A prevenção ainda é o melhor caminho no combate à gripe”, detalha o secretário municipal.

O Poder Executivo suzanense também sinaliza que, 39,7% dos trabalhadores da área da Saúde da cidade já foram vacinados. Ainda receberam a dose contra a gripe 25,4% das gestantes do município. O levantamento mostra que, até o momento, 18.382 pessoas foram imunizadas em Suzano. A meta é vacinar 49.722 munícipes.

Outro fator que está contribuindo para a grande procura pela campanha contra a gripe por parte da população, segundo Guillaumon, é a realização da campanha de prevenção e de diagnóstico precoce ao câncer de boca, que segue atrelada à vacinação antigripal:

“A campanha do câncer bucal acontece em 18 postos de saúde. A triagem contempla adultos e deve alcançar cerca de 20 mil pessoas até 26 de maio (sexta-feira). Para se ter uma ideia, até o momento, 11.570 pessoas passaram pela triagem na rede municipal. Deste total, 303 apresentaram lesões e em cinco houve suspeita de malignidade, o que demandou encaminhamento especializado”, complementa o secretário.

 

Dia D

O “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe está marcado para acontecer neste sábado (13 de maio). Na ocasião, de forma excepcional, a UBS Suzanópolis vai funcionar para o oferecimento da imunização. Além deste posto de saúde, serão disponibilizados mais cinco pontos de vacinação móveis na cidade. Confira o quadro abaixo:

 

Pontos de vacinação móveis de Suzano-SP no “Dia D” - 13 de Maio

Locais:

 

1 - Feira Livre de Suzano

Endereço: esquina das ruas Konoe Endo e Benjamim Constant

Horário: das 8h às 11h30

 

2 - Praça João Pessoa

Horário: das 13 horas às 16h30

 

3 - Casa Lotérica

Endereço: rua General Francisco Glicério, 1.233

Horário: das 8 horas às 11h30

 

4 - Shopping de Suzano

Endereço: rua Sete de Setembro, 555

Horário: das 13 horas às 16h30

 

5 - Estação ferroviária de Suzano

Horário: das 8h30 às 16h30