Suzano recebe “Circuito Sesc de Artes” na Praça Cidade das Flores

Evento trouxe para a cidade atrações culturais gratuitas, como dança, teatro e música popular

Cultura Cidades Em 04/05/2017 11:04:25

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Suzano 

 

No sábado (29 de abril), os suzanenses puderam prestigiar ações relacionadas a artes visuais, cinema, literatura e atividades circenses, além de apresentações de música e de teatro. Em todo o Estado de São Paulo, a iniciativa pretende alcançar diversas cidades, por meio de 529 artistas e 14 roteiros culturais. A programação, segundo a comissão organizadora, é inspirada nos antigos shows itinerantes.

O “Circuito Sesc de Artes” em Suzano abarcou exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo ator e cineasta inglês Charlie Chaplin, além de intervenções culturais do coletivo Poetas Ambulantes, de São Paulo-SP, que apresentaram aos espectadores poemas, lançando mão de megafone.

A Muovere Companhia de Dança Contemporânea, de Porto Alegre, realizou uma apresentação amplamente interativa, onde tanto os espectadores quanto os motoristas de carros e ônibus da rua Paulo Portela foram convidados a participar, com o objetivo de retomar a ocupação do espaço urbano como ambiente festivo e lúdico. Ao final, os frequentadores foram convidados para uma grande festa musical.

A dupla Jorge Ribeiro e Zuza, da capital paulista, apresentou o espetáculo circense “O Ritual das Esferas”, que uniu malabarismo a instrumentos musicais do povo aborígene australiano, criando um ambiente exótico que encantou os participantes. Também houve a apresentação da Companhia do Quintal, com a batalha de improvisação “QFC”.

No início da noite de sábado, foi a vez da dupla pernambucana “Caju e Castanha” apresentar seus sucessos de repente e embolada.

O secretário de Cultura de Suzano, Geraldo Garippo, reafirmou que a intervenção vai ao encontro dos objetivos da pasta que administra desde 1º de janeiro de 2017 no que tange aproximar as atividades culturais da população, por meio da ocupação do espaço urbano de forma positiva.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, mostrou-se ansioso quanto a novas parcerias do governo municipal com o Sesc:

“Este evento (‘Circuito Sesc de Artes’) oferece não apenas entretenimento de qualidade para a população, mas, também, faz com que o cidadão se identifique com a cidade onde vive, e passe a vivê-la plenamente, intensificando a relação de troca entre a cidade e o munícipe. Iremos repetir, no tempo oportuno, esta parceria com o Sesc”, afirmou o chefe do Poder Executivo.