Setembro Amarelo: prevenção deve ser permanente

“Não é só no mês de setembro que as pessoas precisam de ajuda, as ações de valorização da vida devem ser constantes”, diz Dra. Cláudia Vilibor Breda, Juíza da Vara da Infância e Juventude em Santa Isabel

Saúde Em 20/09/2019 21:06:02

Metade do mês dedicado a campanha de prevenção ao suicídio já acabou. “Mas as preocupações e engajamentos voltados para a valorização da vida não podem parar. Precisamos fortalecer a rede de proteção às crianças e jovens o ano inteiro”, diz Dra. Cláudia Vilibor Breda, com notória apreensão diante do relato de educadores que retratam o aumento de casos de automutilação entre adolescentes.

Para a Juíza, o ideal é agregar todos nesta causa: os pais ou responsáveis, os educadores e os estudantes. Pensando nisso, Dra. Cláudia promove reuniões entre os agentes de defesa: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Assistência e Promoção Social, entre outros.

“Vivemos num tempo de fragilidades expostas, ainda há muitas falhas no acolhimento e na relação de empatia pela dor do outro. É fácil resumir o problema com frases minimalistas como: ‘é só uma fase’, ‘só quer chamar a atenção’, ‘é falta de Deus’ ou ainda ‘é falta de serviço’. Ninguém deveria se dar ao direito de taxar a dor do outro como menor só porque não é a sua”, diz Dra. Cláudia.

A troca de experiências entre os agentes, a oferta de cursos que realmente atendam as expectativas, a capacidade de ouvir e dar escolhas para estas crianças e adolescentes são medidas apontadas pela Juíza como diferenciais que podem salvar vidas. 

DIA D

Em Arujá, a Vereadora Cris do Barreto organiza um segundo encontro referente ao Setembro Amarelo, na quinta-feira, dia 26/09, com palestra interativa, roda de conversa, dinâmicas de grupo, teatro e sorteio de brindes. 

Em Santa Isabel, a secretaria de Saúde promove na próxima sexta-feira, dia 27/09, das 9h às 11h30, um encontro na Câmara Municipal de Santa Isabel com diversas atividades e apresentações de alunos, além de sorteio de brindes para os participantes.