Sessenta veículos a diesel passam por aferição em Arujá

A aferição de veículos a diesel promovida desde a última segunda-feira pela Prefeitura em parceria com a Petrobrás atingiu 60 automóveis.

Cidades Em 25/04/2013 23:42:35

     A aferição de veículos a diesel promovida desde a última segunda-feira pela Prefeitura em parceria com a Petrobrás atingiu 60 automóveis. A iniciativa faz parte do Programa de Ações Ambientais de Arujá e é alusiva ao Dia do Planeta (comemorado em 22 de abril).

         Encerrada nesta quarta-feira, a ação aconteceu em três pontos da cidade: na Oficina Municipal, no Centro Industrial e em frente ao Posto Arujazinho. A maior parte dos veículos que passou pela inspeção foi aprovada, ou seja, a medição comprovou que estava em boas condições.

         Na Oficina, foram aferidos 15 carros da frota da Prefeitura. Sete passaram no teste e foram certificados com o selo do Meio Ambiente. Dezenove veículos foram inspecionados e 12 aprovados no Centro Industrial. Já no Posto Arujazinho, os técnicos inspecionaram 26 veículos, dos quais nove foram aprovados.

 “Estamos felizes pelos resultados obtidos, principalmente porque a maioria dos veículos está em dia com as exigências legais. Esta ação ajuda a conscientizar sobre a importância da manutenção dos veículos e contribui para um ambiente mais sustentável”, disse a secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes.

A iniciativa buscou alertar sobre a emissão de poluentes e o consumo de combustível, além de divulgar a importância da preservação da qualidade do ar e do meio ambiente. “O objetivo foi alcançado e as ações em prol do meio ambiente terão continuidade”, completou a secretária.

Além da medição do nível de opacidade da fumaça emitida pelo escapamento, os técnicos da Petrobrás aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas dos condutores, principalmente sobre o estado do veículo, formas de prevenção e controle de consumo do combustível.

Satisfação

O motorista José Carlos Almeida Vieira ficou satisfeito com a aferição: “Sou motorista há mais de 18 anos. Saber que o meu instrumento de trabalho está de acordo com as normas de preservação do meio ambiente me deixou extremamente contente. Vou trabalhar mais feliz hoje”.

         Aroldo Teles da Silva, que atua na área há 28 anos, lembra a importância de manter a manutenção em dia. Ele vai repassar para a empresa o laudo de aprovação. “Para ter o veículo aprovado é necessário manter-se sempre atento, averiguar e realizar manutenções periódicas”, disse Silva.

         O arujaense Claudio Rego dos Santos é outro motorista que recebeu o selo. O condutor, na oportunidade, enfatizou a relevância da ação preventiva: “É tudo uma questão de prevenção. Cabe a cada um de nós fazer nossa a parte”.