Separar lixo contribui para uma cidade mais consciente

Separar o lixo reciclável e contribuir com a coleta seletiva são atitudes simples que podem fazer uma diferença completa no tipo de cidade que Arujá será no futuro.

Cidades Em 11/07/2019 15:16:04

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

Separar o lixo reciclável e contribuir com a coleta seletiva são atitudes simples que podem fazer uma diferença completa no tipo de cidade que Arujá será no futuro. Atualmente só 3% dos resíduos vão para a reciclagem, ainda que 100% dos bairros do município sejam atendidos pela coleta seletiva. O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é elevar o índice a 10% até 2022.

Basta que o cidadão não misture os materiais orgânicos como sobras de alimentos ou cascas de frutas e legumes que vão para o lixo comum e, consequentemente para aterros sanitários, a plásticos, vidros, isopores, embalagens longa vida (caixas leite ou suco, por exemplo) e papéis - exceto os sanitários- que, via coleta seletiva, têm como destino a Cooperativa de Reciclagem de Arujá (Cora).

Apesar de simples, a separação deve ser feita adequadamente para evitar que o material seja inutilizado. Para isso, conforme explica a secretária de Meio Ambiente, Ionara Fernandes, os recicláveis devem estar limpos ao serem colocados para a coleta.

“Infelizmente é comum que boa parte do pouco material que chega à Cora esteja sujo, impossibilitando sua reciclagem. O que a gente pede é que, adotando esta importante iniciativa de separar o lixo, o cidadão tome o cuidado de limpá-lo. Todos sairão ganhando, principalmente a cidade que terá um futuro muito mais sustentável e promissor”, diz.

O descarte dos recicláveis deve ser feito em saco ou caixa e próximo ao horário de passagem do coletor. Após recolhido, os materiais são levados ao centro de triagem, para a correta destinação.

Itinerário

Atualmente a coleta seletiva do município é feita de segunda a sábado. A última reorganização do sistema ocorreu em outubro de 2018, para torná-lo mais eficiente e ampliar os bairros atendidos.

O itinerário está disponível para consulta na página da Secretaria de Meio Ambiente no site www.prefeituradearuja.sp.gov.br. 

 

Outras informações podem ser obtidas no telefone 4653-1845.