Semana de incêndio em Santa Isabel

Pontos de queimadas foram registrados na cidade nesta semana, um deles sobre os túmulos do cemitério Brotas

Saúde Cidades Em 22/04/2016 20:44:47

 

Foram muitos os pontos de queimada relatados em Santa Isabel nesta semana, a maioria dos casos ocorreu no final da tarde em áreas próximas ao Centro. Em um único dia foram três incêndios registrados em diferentes áreas da cidade, um deles ocorreu no Cemitério Municipal Brotas. Autoridades alertam sobre os riscos que a ação criminosa pode trazer.

O Corpo de Bombeiros de Arujá atendeu, neste ano, três ocorrências de incêndio em vegetação, em Santa Isabel. O 1º Tenente do Pelotão, André Elias dos Santos alerta para o fato de que estas ações podem prejudicar a saúde e colocar em risco a vida da população: “Alguns destes incêndios ocorrem acidentalmente com o lançamento de bitucas de cigarro em áreas verdes, outros são provocados para eliminar pragas no pasto, mas isso precisa acabar”, diz. Numa foto publicada em rede social uma moradora denunciou ontem o incêndio ateado, propositalmente, sob parte dos túmulos do cemitério Municipal Brotas. “Não sobrou nem cinzas do respeito que as pessoas deveriam ter com seus antepassados”, lamenta.

Bronquite - crônica e aguda, novos casos de asma e aumento doenças respiratórias, são alguns dos problemas que causados pelas queimadas, pesquisas apontam que a baixa qualidade do ar afeta a todos, mas as crianças são as mais atingidas nesta época.

De acordo com o Tenente, a maioria dos incêndios em vegetação atendidos pela corporação acabam sem investigação, o que inibe qualquer tomada de decisão pelas autoridades: “O que precisamos neste momento é de conscientização, pois com este tempo seco a fumaça que se espalha facilmente pelo ar, afeta principalmente a saúde das pessoas”, finaliza.