Semana da Terceira Idade: Conselho Municipal do Idoso é reativado

Cultura Cidades Em 27/09/2013 12:27:30

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

 

O Conselho Municipal do Idoso de Arujá já entrou em atividade e deve iniciar, nas próximas semanas, o planejamento de ações voltadas ao público da terceira idade. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (26/09), no Centro de Convivência do Idoso, onde foram empossados os 20 membros titulares e suplentes da entidade.

         A presidente do conselho e representante da Secretaria de Assistência Social, Ana Cristina Poli, falou sobre a reativação durante a abertura da Semana da Terceira Idade. Segundo ela, com o grupo em atividade serão traçadas as diretrizes das políticas públicas para o idoso: “Com o conselho poderemos avançar, criando ações e iniciativas específicas para este público”.

Entre as atribuições da entidade, estão: criar medidas que visem garantir ou ampliar o direito dos idosos no município; estimular estudos, debates e pesquisas, com o objetivo de prestigiar e valorizar o público da terceira idade; e desenvolver atividades de proteção e assistência ao idoso.

Abertura

A abertura da Semana da Terceira Idade reuniu mais de 100 idosos. Na ocasião, foi celebrada uma missa pelo Padre Valdenício e houve apresentações do Coral da 3ª Idade, regido pelo maestro Aerlison. Os idosos também expuseram os trabalhos manuais que produzem no Centro de Convivência do Idoso, nas aulas de artesanato oferecidas pela Secretaria de Assistência Social.

Ana Poli, na oportunidade, enfatizou que “a iniciativa visa a valorização, integração e troca de experiências”. Prestigiaram o encontro o vice-prefeito, Luís Alves Bananeiro, a secretária de Educação, Maria Goretti Aguiar Alencar, o vereador Júlio do Kaikan e o diretor de Cultura, Márcio Fernandes.

         Programação

A programação da Semana da Terceira Idade segue até o dia 4 de outubro (sexta-feira). Nesta sexta-feira (27), os participantes poderão conferir às 10 horas a palestra “Qualidade de vida na melhor idade”, ministrada pelo professor Luiz Farias. No período da tarde, haverá às 14 horas, no Casarão das Artes, a sessão do filme “Dirigindo no Escuro”.

Já no sábado (28), das 15 às 19 horas, no Clube União Arujaense (Av. Amazonas, nº100 – Centro), o público terá um baile animado pelos grupos “Só caipira da Serra” e “Trio Lazer do Forró”. O workshop de bordado e patchwork é a atividade de segunda-feira (30), e acontece das 10 às 16 horas.                                                                                                                                                                                                          

 

Confira a programação dos próximos dias:

  

Dia 27 (6ª feira) – Palestra “Qualidade de vida na melhor idade”

Horário: 10h / Local: Centro de Convivência do Idoso

Sessão de cinema: “Dirigindo no Escuro”

Horário: 14 horas / Local: – Casarão das Artes

 

Dia 28 (sábado) – Baile

Horário: 15 às 19 horas / Local: Clube União Arujaense