Seis anos de Cejusc

Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania de Santa Isabel

Cidades Em 06/07/2018 13:20:16

por Érica Alcântara

569 casos que, no passado poderiam se transformar em processos na Justiça que, talvez, se arrastariam em anos de desgaste e desentendimento, encontraram no Cejusc de Santa Isabel, só em 2017, um acordo benéfico para todas as partes.

Na quinta-feira, 05/07, foi aniversário do Cejusc. Não houve festa, a alegria moderada seguiu o ideal do grupo que diariamente trabalha em prol da pacificação social. Só nos seus três primeiros anos, 1.699 ações deixaram de ser ajuizadas e 1.870 pedidos pré-processuais foram atendidos. Segundo Neusa Pacheco, 90% dos acordos está relacionado a família.

Conciliadores, mediadores, voluntários e parceiros, do terceiro setor e da municipalidade mantém a engrenagem do Cejusc de pé, conta a coordenadora Ivani de Paula. “Temos muito a agradecer, somos parte de uma corrente do Estado de São Paulo que já instalou cerca de 260 Centros de Conciliação e Postos de Atendimento, levando a Justiça mais rápida a ser mais próxima do cidadão, dando-lhe voz e ouvidos”, diz.

Nossa gratidão a todos que fazem parte desta conquista. Em breve, o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Santa Isabel será instalado no prédio em que está o Cejusc, na Praça da Bandeira, 56, Centro.