Secretaria de Cultura de Suzano entrega primeira Geladoteca do projeto de incentivo à leitura

Pouco mais de 50 livros, dispostos numa geladeira adaptada e grafitada, foram disponibilizados à comunidade da Associação Desportiva Cultural Luz do Amanhã

Educação Cidades Cultura Em 15/03/2017 14:05:00

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Suzano

 

A Secretaria de Cultura de Suzano-SP entregou na tarde de ontem (14 de março) a primeira Geladoteca - que faz parte do projeto de incentivo à leitura do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi. O eletrodoméstico, que foi totalmente adaptado (partes internas retiradas) e grafitado, serve de estante para mais de 50 livros, e ficará à disposição da Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã (rua Ramal São José, 508 - Parque Residencial Casa Branca).

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo, as obras dispostas na geladeira, compondo o acervo, são de literatura adulto e infanto-juvenil:

“Esta iniciativa já existe em outras cidades brasileiras em outros países, também. Replicamos a ideia e implantamos em Suzano. O projeto tem o conceito de tornar acessível o contato das pessoas com os livros. Para a montagem, retiramos toda a parte interna de uma geladeira, que também nos foi doada. Depois, o eletrodoméstico foi grafitado pelos alunos de nossas oficinas. Os livros, então, foram organizados dentro do equipamento, que recebeu o nome de Geladoteca. Uma vez entregue à comunidade da Casa Branca, o acervo pode ser acessado pelos moradores do bairro, que podem pegar os livros emprestados e devolvê-los depois da consulta e da leitura”, detalha o gestor.

Os exemplares que abastecem as Geladotecas são fruto de doações que chegam à Secretaria Municipal da Cultura, conforme lembra Garippo (VER QUADRO ABAIXO):

“Para o projeto Geladoteca, só aceitamos obras de literatura. As doações podem ser feitas em todos os nossos centros culturais. De toda forma, a Secretaria de Cultura de Suzano está aberta a doações de todo e qualquer tipo de livro. Obras infantis e didáticas, por exemplo, também são aceitas e destinadas às nossas bibliotecas”, complementa o chefe da pasta. 

Após a entrega da primeira Geladoteca à Associação Desportiva e Cultural Luz do Amanhã, ontem, a Secretaria de Cultura já está preparando outras três geladeiras, que serão grafitadas e disponibilizadas, em breve, a outras associações culturais cadastradas na pasta.

 

Locais para a doação de livros:

 

Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”

Rua Benjamin Constant, 682 – centro

Telefone: 4747-4180.

 

Centro Cultural “Monteiro Lobato”

Rua Domingos Victorino, 68 - Jardim Colorado

Telefone: 4759-6368.

 

Centro Cultural “Luiz Antônio da Silva”

Rua Crispim Adelino Cardoso, 45 – Palmeiras

Telefone: 4751-3005.

 

Centro Cultural “Nelson da Cruz”

Rua Katsutoshi Naito, 957 - Boa Vista

Telefone: 4749-7556.

 

Centro Cultural “Vila Figueira”

Rua Rodrigo Antônio, 161 - Vila Figueira

Telefone: 4748-1190.