Saúde zera fila de espera por mamografia, raio-x e ultrassom

A Secretaria de Saúde de Arujá zerou a fila de espera dos exames de mamografia, raio-x e ultrassom.

Saúde Em 02/10/2019 18:35:05

A Secretaria de Saúde de Arujá zerou a fila de espera dos exames de mamografia, raio-x e ultrassom. A informação foi transmitida pela secretária Carmen Pellegrino, na Câmara de vereadores, em audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre.

De maio a agosto, 6.380 arujaenses fizeram os exames, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg), segundo os dados apresentados pela Secretaria: 3.925 ultrassons, 1.042 raios-x e 967 mamografias. Outras 1.998 pessoas faltaram aos agendamentos.

“Neste momento não temos fila de espera nestes exames de imagem e o usuário que precisar já consegue sair com o agendamento em alguns dias. Entraremos agora no Outubro Rosa (voltado à prevenção do câncer de mama) e sabemos que pouco adiantaria fazer a campanha e não garantir a mamografia. A garantia desses atendimentos também é uma preocupação do prefeito José Luiz Monteiro”, explicou.

Segundo a secretária, o raio-x e a densitometria óssea são realizados na mesma semana, enquanto a mamografia e a ultrassonografia ocorrem no mesmo mês.

Os três procedimentos são realizados mediante pedido médico e, no caso da mamografia, também com solicitação de enfermeira