Sarampo: É a vez dos jovens adultos

Postos de vacinação de todo o país estarão abertos hoje, (sábado 30/11)) para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo.

Saúde Em 29/11/2019 22:29:53

Postos de vacinação de todo o país estarão abertos hoje, (sábado 30/11)) para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo. Parte do Movimento Vacina Brasil, essa ação marca o final da segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, iniciada em 18/11 direcionada aos jovens com idade entre 20 e 29 anos, que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação. 

Até agora (de janeiro a novembro de 2019), em torno de 25% desse público se vacinou. A meta da segunda fase da campanha é vacinar 9,4 milhões de adultos jovens. Para viabilizar a ação, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo (tríplice viral) dos últimos 10 anos.

Os adultos jovens entre 20 a 29 anos constituem a faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico. São mais de 9 milhões de adultos jovens, no Brasil, não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto.

 É recomendado que a população desta faixa etária receba duas doses da vacina contra o sarampo.

A realização dessa etapa da campanha é importante para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo em jovens desta faixa etária que não tomaram as duas doses da vacina.

 Para receber a dose da vacina, que é a única forma de evitar o sarampo, o jovem deve obrigatoriamente apresentar a carteira de vacinação. Aqueles que já receberam duas doses não precisam ser imunizados novamente. O procedimento é contra indicado para mulheres grávidas.

 Em Igaratá a vacinação será na Unidade Mista de Saúde “Antonia Ramos Prianti”, Avenida Benedito Rodrigues de Freitas, 330, das 08hs até as 17hs.

Em Santa Isabel todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 08hr00 às 17hrs.

 Em Arujá a vacina será ministrada das 8 às 12 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas (CEM).