Santa Isabel na prevenção contra a AIDS

Na manhã desta segunda-feira (03/12), no Salão Nobre da Câmara, a Prefeitura de Santa Isabel realizou a abertura da campanha 'Dezembro Vermelho

Saúde Em 03/12/2018 16:47:03

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

Na manhã desta segunda-feira (03/12), no Salão Nobre da Câmara, a Prefeitura de Santa Isabel realizou a abertura da campanha 'Dezembro Vermelho: Fique Sabendo' com uma palestra sobre o HIV (AIDS) ministrada pela Dra. Cristiane Mota da Silva.

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Uma vez que contraí-lo, viverá com ele para sempre, pois o corpo humano não consegue expulsá-lo. Esse vírus pode estar presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.

Na abertura, a Secretária de Saúde, Estela Santana, abordou sobre os dados das doenças no município e em seguida a Dra. Cristiane Mota realizou a Palestra falando sobre a doença, diagnóstico e tratamento do HIV (AIDS), que vale destacar que 1 de Dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Na palestra, a Dra. Cristiane abordou sobre a infecção, que pode ser transmitida por meio de: sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral); mãe (portadora do vírus) para o filho durante o parto ou a amamentação, se houver contato com o sangue; compartilhamento de agulha ou seringa; transfusão de sangue com a presença do vírus; instrumentos diversos (hospitalares, piercing, entre outros) não esterilizados.

 

Além de citar as formas de prevenção do HIV, que consistem em: uso de preservativo em todas as relações sexuais; realização do pré-natal; uso de seringas e agulhas descartáveis; uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais; mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.