Santa Isabel elege Fábia Porto

Empresária e ex-secretária de Educação é eleita prefeita de Santa Isabel com 53% dos votos. A nova gestora já fala em cortar secretarias e cargos de confiança em busca de driblar a crise econômica

Política Em 07/10/2016 22:34:07

Reportagem: Bruno Martins

 

Há alguns anos atrás quando ainda era secretária de Educação em Santa Isabel, Fábia Porto demonstrou sua vontade de um dia tornar-se prefeita da cidade, após duas tentativas, a primeira em 2012, ela ficou em segundo lugar e perdeu a disputa eleitoral para o atual prefeito Pe. Gabriel Bina. No último domingo,depois de uma campanha disputada em cada detalhe, Fábia recebeu mais de 53% dos votos do eleitorado isabelense e assumirá agora o comando da cidade pelos próximos quatro anos. 

O Tribunal Superior Eleitoral terminou de computar os votos para definir o novo prefeito de Santa Isabel às 19h23 de domingo, 02/10. Com 7% de diferença e somando um total de 15.541 votos, Fábia venceu a disputa contra Hélio Buscarioli. 

Empresária na área da educação, formada em jornalismo, letras e pedagogia. Fábia que tem 41 anos, sempre vislumbrou um dia gerir a cidade onde o pai Clóvis Vieira Porto já foi vice-prefeito. Nesta semana ao lado do seu vice Dr. Carlos Chinchilla ela visitou a redação do Jornal Ouvidor para responder 12 importantes perguntas de como irá gerir a cidade a partir de 01 de janeiro do ano que vem. 

Uma das principais medidas para reduzir gastos e aumentar a receita do município, será diminuir cargos de confiança, acabar com as secretarias de Governo e Gabinete e transformar em diretoria as pastas de Cultura e Esporte: “O recurso para as diretorias serão os mesmos de quando elas eram secretarias, mas com essas mudanças e cortes pretendemos obter uma economia de dois milhões de reais por ano”, explicou a Prefeita eleita.

Fábia declarou não ter interesse em fazer a revisão da planta genérica de valores do município, que permite ao gestor aumentar, se necessário, impostos: “Eu ainda não vejo como única alternativa aumentar os impostos para obter mais arrecadação, o objetivo do nosso governo é fechar parcerias com Sebrae para fortalecer nossas empresas, gerar mais emprego e renda dentro da cidade”, diz.

Quando secretária Municipal de Educação em 2009, Fábia criou a Lei Complementar Nº 130, que prevê o cumprimento do plano de carreira dos profissionais da educação, composto por aumentos salariais e outros benefícios em um espaço curto de tempo onerando a folha de pagamento. A revisão da Lei, segundo o secretário de Finanças Carlos Alberto Lopes explicou em matéria publicada na Edição 1093 deste jornal seria importante para impedir que a folha da Educação ultrapasse os 25% do orçamento previsto. Fábia diz não enxergar necessodade urgente da revisão: “O Plano prevê benefícios de acordo com o que todos os planos de carreira oferecem. Acredito que a Prefeitura tem condição de continuar a pagar esses benefícios, o que vamos rever é o número de profissionais da Pasta. Acredito que o número de alunos na rede não aumentou tanto desde a minha época de Secretária até agora, nós geríamos a pasta com R$25 milhões e atual administração gasta R$30 milhões, precisamos reorganizar a Educação”, pontua. 

Saúde com efetividade

Para a Prefeita eleita e seu vice será essencial que a Saúde trabalhe em parceria com a Santa Casa de Misericórdia da cidade: “Hoje a Santa Casa, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os Postos de Saúde precisam trabalhar em sintonia e para isso é necessário planejarmos uma gestão integrada. Vamos ajudar a Santa Casa a trazer mais recursos e aperfeiçoar ainda mais seu atendimento”, diz o Dr. Carlos Chinchilla que há mais de 20 anos é médico na Santa Casa de Santa Isabel.    

Fábia já conversou com o prefeito Pe. Gabriel Bina para intermediar o processo de troca de governo, ficou certo de que no dia dez de novembro a equipe de Fábia passará a acompanhar os trabalhos da Prefeitura, em uma transição visando a continuidade ou não nos serviços já realizados e estudar melhorias. A entrevista completa da Prefeita eleita e seu vice ao Jornal Ouvidor você confere no site www.jornalouvidor.com.br.