Santa Isabel cuida do Meio Ambiente e sobe 16 posições no ranking do “Município Verde Azul”

“Objetivo é melhorar ainda mais nossa colocação no ranking estadual”, diz Prefeito

Turismo & Natureza Cidades Em 26/08/2016 18:02:40

Reportagem: Marli dos Reis – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Isabel

 

Santa Isabel busca cada vez mais cuidar do Meio Ambiente e buscar medidas para que o município seja sustentável e a população consciente do impacto que suas ações têm na natureza.  O resultado dessas ações impactam diretamente na qualidade de vida da população, que conta com mais ações voltadas ao saneamento básico e a preservação dos recursos naturais. garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

De 2013 para cá, Santa Isabel vem evoluindo constantemente na maneira com que trata as questões voltadas à sustentabilidade, prova disso é o desempenho cada vez melhor registrado através do Programa Município Verde Azul, no qual a cidade já subiu dezesseis colocações no ranking estadual. Segundo o prefeito, Pe. Gabriel Bina, o objetivo do programa é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios e Santa Isabel quer melhorar ainda mais nesse ranking.

“Hoje, temos o meio ambiente e a sustentabilidade como fatores importantes em nossas ações. A criação de uma secretaria que concentre seus trabalhos inteiramente nesses pontos foi o primeiro passo. Também investimos em Saneamento Básico, trazendo o tratamento de esgoto para Santa Isabel e tudo isso engloba para sermos um município cada vez mais correto ecologicamente. No Programa Município Verde Azul, registramos um aumento significativo na pontuação de Santa Isabel, que vem subindo continuamente de 2013 para cá. Esse é nosso objetivo, continuar avançando nessa questão”, explica Pe. Gabriel Bina.

Sandra Igarasi Barbosa, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, ressalta que o programa leva em consideração ações realizadas em todos os setores da prefeitura: “Por exemplo, se a licitação opta por comprar materiais de origem reciclável, é ponto para o município. Temos realizado um importante trabalho interno de conscientização, além de constantemente buscarmos medidas que nos faça mais sustentáveis.”, explica. Sandra ressalta ainda que a SEMADA é a interlocutora do município perante ao programa do Governo do Estado: “Nós abastecemos o sistema do Município Verde Azul com cada nova ação que fazemos por aqui”, diz.

Plantão Tira – Dúvidas orienta técnicos de Santa Isabel

Na última terça-feira, 23/08, técnicos do programa Município Verde Azul estiveram em Santa Isabel em reunião com membros da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário e os setores de fiscalização,  licenciamento, Desenvolvimento agropecuário e diretoria. Na ocasião, foram discutidas questões referentes às dez diretivas que norteiam o Ciclo 2016 do Programa, sendo: educação ambiental, esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, cidade sustentável, qualidade do ar, gestão das águas, estrutura ambiental e conselho ambiental. 

“Foi importante para tirarmos dúvidas sobre o Programa Município Verde Azul e sobre demais ações ambientais.  Esperamos melhorar nossa posição no ranking do Programa” diz um dos diretores da pasta.

O programa

O Programa Município Verde Azul tem o propósito de estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.