Sabesp vai quebrar a cidade

A Sabesp reuniu-se nesta semana com a prefeita Fábia Porto para definir o plano de ação de início das obras da Companhia em Santa Isabel. Investimento de mais de um milhão de reais promete substituir mais de nove mil metros de tubulações na cidade

Cidades Em 05/05/2017 18:58:29

Reportagem: Bruno Martins

 

Santa Isabel possui uma rede de tubulação de água com cerca de 100 quilômetros de extensão e devido aos seus mais de 60 anos de funcionalidade sofre rompimentos constantes. A partir do próximo dia 15 de maio a Sabesp promoverá a substituição de parte desta rede. As obras, que terão um investimento de R$1.900.000,00, prometem afetar diretamente a rotina dos isabelenses: “A cidade precisa se preparar, o transtorno será inevitável”, diz Silvio Leifert.

Silvio Leifert é superintendente da Sabesp e explica que inicialmente as obras estão sendo discutidas entre a Sabesp; a empresa contratada - Polêmica Construtora e a Prefeitura para definir o ponto inicial das obras. A primeira reunião ocorreu no gabinete da Prefeita Fábia Porto na manhã de quinta-feira, 04/05: “Além de substituir parte das tubulações que ainda são de amianto, o objetivo é também fazer o reforço de algumas redes em bairros da cidade, com isso aumentaremos o fornecimento de água tratada em algumas áreas”, garante. 

Ao todo serão substituídos 9.500 metros de tubo e 450 ligações de água serão refeitas: “Essas ligações dizem respeito a água que sai da rede municipal e vai até a casa do nosso cliente, com isso conseguiremos diminuir vazamentos e até identificar possíveis ligações clandestinas”, diz.

Para tentar diminuir os transtornos que inevitavelmente serão causados, com o fechamento de ruas e calçadas, abertura de buracos, a Sabesp promete comunicar com uma semana de antecedência os moradores que serão diretamente atingidos: “Prepararemos os locais para causar menos desordens possíveis. Se interrompermos as calçadas abriremos caminhos alternativos e seguros tanto para motoristas quanto para pedestres. No caso das ruas pretendemos abrir os buracos necessários para a substituição da tubulação e tampá-los no mesmo dia, assim também faremos com os acessos as residências. É um trabalho que faremos em conjunto com as secretarias de Obras, Trânsito e a própria comunicação da Prefeitura”, ressalta Leifert. 

A partir do dia 15/05, as obras iniciarão em parte dos bairros Pq. São Benedito (Rua Mário Mendes de Camargo e Av. Coronel Bertoldo); Vila Guilherme (nas ruas Washington Luiz, Augusto Correia Leite; Jd. Eldorado (ruas Massao Ogawa e Barão do Rio Branco); Jd. das Acácias e Brotas (Rua Joel de Souza). Ao todo a obra terá duração de um ano e três meses.  

Empresa Contrata

A empresa Polêmica Construtora iniciará a partir de segunda-feira, 08/05, a contratação de funcionários ajudantes de pedreiro e pedreiros, em Santa Isabel. Interessados podem mandar o currículo para o e-mail valdinei@polemicaconstrutora.com.br ou buscar mais informações no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) na Praça Fernando Lopes.