Sabesp autoriza obra do novo Centro de Saúde de Igaratá

Obra levará cerca de dois anos para ser concluída e custará à empresa R$3.300.000,00

Cidades Saúde Construção & CIA Em 05/05/2017 19:44:30

Em cerimônia realizada na última quinta-feira no gabinete do prefeito de Igaratá Celso Palau, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assinou a ordem de serviço para o início das obras do novo Centro de Saúde do município. A construção da nova unidade de saúde é uma das compensações assumidas pela empresa para o licenciamento ambiental das obras de interligação das barragens do Jaguari e Atibainha.

A cerimônia reuniu ao lado do Prefeito e da Vice, Nedi Prianti Palhavã, dois deputados estaduais, três ex-prefeitos de Igaratá e de Mogi das Cruzes, o prefeito de Nazaré Paulista, Candido Murilo Pinheiro Ramos, todos os vereadores, empresários e líderes políticos do município.

A obra, a ser iniciada na próxima segunda-feira, com 1.600 m2 terá o prazo de dois anos para ser concluída, embora o supervisor de projetos da Sabesp, eng. Silvio Leiffer, tenha anunciado que será feito um esforço para que fique pronta antes. A construção exigirá a demolição parcial das atuais instalações e tem o seu custo estimado em cinco milhões, mas foi licitada para a empresa Zanini Engenharia, de São José dos Campos, em R$3.300.000,00.

Exibindo fotos das atuais instalações, o prefeito Celso Palau destacou a importância da obra para o município que terá um dos mais modernos centros de saúde do Vale do Paraíba. Para ele, embora as atuais instalações estejam em estado deplorável, elas foram construídas com investimentos de todas as administrações que o antecederam buscando oferecer à população o melhor que havia na ocasião, ao alcance do município. Explicou também que durante a construção da nova unidade, o Centro de Saúde será transferido para a antiga creche municipal, no centro da cidade, especialmente reformada e adaptada às exigências de sua finalidade. Reconheceu que essa mudança poderá causar algum transtorno para a população, mas que será “passageiro e em direção ao que todos almejamos e merecemos”.

Prestigiaram o evento os deputados estaduais André do Prado (PR) e Milton Vieira (PRB), que fizeram questão de exaltar o gesto do prefeito Palau ao convidar para o encontro os três últimos prefeitos do município. Compareceram os ex-prefeitos Luiz Carlos Lourenço, José Carlos Prianti e Elzo de Souza. O deputado Milton Vieira destacou também a atuação do deputado André do Prado na conquista dos benefícios em contrapartida à interligação.

Por sua vez, André prometeu e pediu o apoio de seu colega, Milton Vieira, o empenho para buscar recursos para equipar as novas instalações e provisionar o seu custeio. – Construir é fácil, disse o Deputado, mas manter o funcionamento adequado é oneroso e requer muito mais recursos.

O ex-prefeito de Mogi das Cruzes e ex-deputado estadual, Marco Bertaioli, parabenizou o prefeito Palau: - Igaratá não está apenas construindo um centro de saúde para essa gestão, disse ele, mas para os próximos vinte, ou trinta anos. 

Silvio Leiffer, representante da Sabesp, também destacou o reconhecimento de Palau em relação às pessoas que contribuíram para o bom resultado desse esforço. Segundo ele, esse reconhecimento estimula outras pessoas a se unir em um esforço comum pelo município. Ele citou o secretário de meio ambiente de Igaratá, eng. Agrônomo Juarez Vasconcelos que, em sua opinião, soube dimensionar exatamente o peso do empreendimento no município, permitindo a obtenção de inúmeros benefícios para a comunidade.

 

Notícias Relacionadas