“Rosa no Peito”, um projeto que salva vidas

Seis alunos estão fazendo a diferença. O trabalho de escola de conscientização e combate ao câncer de mama já virou, para alguns, um propósito de vida

Educação Em 07/06/2019 21:53:37

Reportagem: Érica Alcântara

O projeto proposto pela professora Margarete Pontes na Etec de Santa Isabel está fazendo a diferença no município e na vida de muitas mulheres. O grupo composto por seis estudantes: Adriana Oliveira; Ailton Luiz; Débora Xavier; Emily Fernandes; Raissa Gabrielle; Thayná Marta, intitulado “Rosa no Peito” focou na conscientização e prevenção ao câncer de mama e, já no primeiro semestre do curso, arrecadou lenços e 80 mechas de cabelo.

No domingo, dia 02/06, o “Rosa no Peito” promoveu com o apoio de diversos parceiros e voluntários um café da manhã com palestras e depoimentos. Muitos participantes transbordaram de emoção ao conhecer as histórias de quem já venceu o câncer e de quem ainda luta contra a doença.

A embaixadora do Projeto Rapunzel Solidária, Camila Machado, possibilitou o grupo de estudantes aprofundar no assunto, mais do que pesquisar, eles entenderam a necessidade de divulgar e compartilhar experiências. Participaram do Corte Solidário no Salão Visual onde arrecadaram quase 80 mechas de cabelo, que foram destinadas a Rapunzel Solidária. Em outubro de 2018, o “Rosa no Peito” selou parceria com a OAB de Santa Isabel quando a comissão da mulher promoveu a caminhada de conscientização. 

Em 2019 os alunos da Etec estão desenvolvendo o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e resolveram da continuidade ao projeto com o Marketing Social. “Queremos conscientizar a população sobre a doença, ressaltar a importância do autoexame, da mamografia, dos direitos que o paciente tem e a importância de doações para essas mulheres que estão na luta”, diz Adriana. 

Palestras que fizeram a diferença: Larissa Vilela – psicóloga; Dra. Giuliana Gema – Advogada; Cândida Possebon – Coach; Fernanda Maciel – paciente recuperada, Angélica Barbosa da Silva – paciente em tratamento e Camila Machado - da Rapunzel Solidária. 

“Para este evento tínhamos a meta de arrecadar 50 acessórios de cabelo, mas conseguimos 114. Queremos realizar mais e agradecemos a ETEC Santa Isabel, por nos apresentar mais que uma capacitação profissional, mas a possibilidade de alcançar novos propósitos de vida”, disseram os estudantes, acrescentando: “direção, acolhimento e apoio para seguir adiante, obrigado a todo corpo docente”.

O café/palestra aconteceu no Restaurante Cantinho Raio de Sol e contou com doações da Padaria Ismael; Igreja Adventista do Sétimo Dia; Central dos Bolos; Chope do Leopoldo; Moto Clube Felinas; Helinho Lima; Gold Fest e José Brandão Decoração.

O Jornal Ouvidor abriu as portas das possibilidades que temos ao nosso alcance, firmamos a parceria com o “Rosa no Peito” para que, juntos, possamos promover a saúde e os tratamentos. Aguardem, transmissões ao vivo serão agendadas já para a próxima semana.