Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde

Nesta sexta-feira (19/10), foi realizada mais uma Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde

Saúde Em 19/10/2018 17:54:53

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

Nesta sexta-feira (19/10), foi realizada mais uma Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Desta vez, foi colocada em pauta a eficiência dos serviços realizados pelo Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), responsável pela gestão, regulação, logística, gerenciamento, acompanhamento, suporte médico e transporte de pacientes direto para as grades de regulação em casos de traumas e politraumas.

O Secretário Municipal de Saúde, Cleber Kerchner, junto à Presidente do Cresamu, Dra. Lury Tanabe e a Coordenadora Geral, Marly dos Reis, prestaram contas aos conselheiros sobre a qualidade dos atendimentos realizados pelo consórcio, além de esclarecerem os fatos ocorridos nas últimas semanas, envolvendo o serviço de ambulância.

O Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu) tem 203 funcionários, dentre eles 42 médicos e 12 enfermeiros e é composto por 18 viaturas: 10 Ambulâncias de Suporte Básico de Vida; 02 Ambulâncias de Suporte Avançado de Vida e 04 Ambulâncias Reservas Técnicas (01 Reserva Técnica cedida à Santa Isabel). Todas as cidades que compõe o Cresamu operam com uma SAMU no local. Caso seja registrada mais de uma ocorrência ao mesmo tempo, outras viaturas e suportes de apoio são designados para atender aos chamados.

Após juntar todos os relatos, documentos e áudios gravados pelo Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a Prefeitura de Santa Isabel concluiu que a ocorrência registrada no CRESAMU, com o número 156709/2018 no dia 14/10/2018, que envolve o Serviço de Ambulância do município, foi registrada às 18h35 e imediatamente uma viatura de Arujá foi liberada uma vez que a viatura de Santa Isabel também estava em ocorrência, porém no caminho para Santa Isabel a mesma foi informada para cancelamento do chamado por se tratar de óbito evidente, conforme informação do solicitante, que ligou para 192 às 18h48 alegando que o paciente Auro Gomes, 40 anos, havia falecido. Portanto, não houve demora nem omissão na prestação de socorro como um jornal da cidade publicou. 

A reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Cleber Kerchner; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Estela Santana; Presidente do Cresamu, Lury Tanabe; Coordenadora Geral do Cresamu, Marly dos Reis; Conselheiros; Diretores; Representantes da Rede Municipal de Saúde e população em geral.