Dia do Idoso é celebrado em Santa Isabel

Cidade promove dia de atrações aos idosos na secretaria de Promoção Social e no Cras do Bairro Jd. Eldorado

Cidades Segurança Pública Em 29/09/2016 19:25:00

Reportagem: Bruno Martins

 

Amanhã, 01/10, será celebrado em todo o país o Dia Nacional do Idoso. Em comemoração a prefeitura de Santa Isabel promove hoje e amanhã atrações para o público da terceira idade que visam, além de divertir, alertar sobre os cuidados com a saúde, bem-estar e a importância das práticas esportivas. A Promoção Social fala das ações que, desde 2013, realiza com os idosos da cidade e que pretende aumentar após a inauguração do Centro de Convivência, cuja entrega da obra está atrasada há dois meses.  

Neste ano as atrações que antes aconteciam a semana inteira se reduziram a apenas dois dias, a diretora da secretaria de Assistência e Promoção Social, Marilu Sueme Matsukura explica que mudança se deu em decorrência dos cortes realizados pela Prefeitura, mas ressalta que a contenção de gastos não afetou a qualidade dos serviços. 

Ao todo 70 idosos são atendidos pela Promoção Social onde recebem aulas de canto, oficinas de arte, ginástica e praticam ainda diferentes modalidades esportivas como atletismo, vôlei, xadrez e outros que os leva aos Jogos da Terceira Idade, representando o município em várias competições. Além dos cursos os idosos recebem acompanhamento social, onde passam por atendimento de psicólogos e assistentes sociais numa forma de identificar problemas e garantir que seus direitos não sejam violados. 

No primeiro semestre deste ano foi criado ainda o Conselho Municipal do Idoso, em que os membros se reúnem mensalmente para debater as políticas públicas visando atender os idosos da cidade: “Além das reuniões, o Conselho faz visitas na casa de idosos onde há suspeitas de maus tratos ou violação de direitos, fazemos um relatório e apresentamos a Promoção Social que se encarrega de tomar as medidas necessárias”, explica a secretária do Conselho do Idoso de Santa Isabel, Mariana Ferreira de Camargo.

Para conseguir custear os gastos dos serviços que realiza com este público, tanto na Promoção Social quanto no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Jd. Eldorado, a Secretaria recebe mensalmente nove mil reais da União: “Esse valor vem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado pelo governo Federal e, para recebê-lo temos que atingir metas e prestar contas. Nem sempre conseguimos usar a quantia exclusivamente para as ações com os idosos, pois ainda dividimos esse valor com os serviços realizados com jovens e crianças cadastradas na Promoção”, explica Marilu. Numa forma de completar o caixa financeiro da terceira idade, a Secretaria e o Conselho promovem bingos e festas típicas, o dinheiro arrecadado fortalece os trabalhos da pasta. 

 

Centro de Convivência é vítima da ação de vândalos  

A construção do Centro de Convivência do Idoso cujo prédio deveria ser entregue a população no mês passado, será inaugurado só no final de outubro. De acordo com a diretoria da Promoção Social o espaço, que está inclusive sendo alvo da ação de vândalos, necessita ainda de alguns reparos. 

“O Centro ajudará a Promoção Social a ampliar os cursos e demais ações realizadas com os idosos, além de concentrar tudo em um único lugar. Poderemos inclusive atender mais pessoas”, ressalta Marilu. 

A obra que é do Governo do Estado teve um investimento de R$257.000,00. Algumas vidraças das janelas foram quebradas e operários que trabalham na construção declararam que já tiveram inclusive materiais e equipamentos furtados.