Plantando novos hábitos

Em comemoração à Semana da Árvore Arujá e Santa Isabel promoveram atividades de conscientização e valorização do meio ambiente.

Educação Em 23/09/2016 19:00:33

 

Em Arujá, na última quinta-feira, a Secretaria de Meio Ambiente plantou 50 espécies de mudas nativas às margens da nascente do Rio Caputera, no Jardim Real. 22 alunos do projeto Formare, da empresa Mahle, acompanhados pelos gestores da companhia participaram do plantio. “Nosso objetivo é preservar, fortalecer e aumentar a mata ciliar da nascente que, além de proteger a água e o solo, contribui para o equilíbrio da biodiversidade e vegetação”, disseram.

O secretário de Meio Ambiente de Arujá, Leonardo Godoy, aproveitou a oportunidade para divulgar que, em parceria com a Secretaria de Serviços, diversas mudas estão sendo semeadas nos bairros de Arujá.

“A Secretaria contou com o apoio dos encarregados das administrações regionais dos bairros, associação de moradores e empresas privadas, para plantar mais de 5.000 mudas de espécies nativas em áreas de proteção ambiental, calçadas e praças”, afirma Godoy, acrescentando: “Além do ipê amarelo, foram plantadas mudas de carambola, cereja, jequitibá, entre outras”. 

Em Santa Isabel a prefeitura Municipal concentrou as atividades no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, todas as escolas municipais participaram de palestras e plantios de árvores nativas, conheceram o viveiro e ainda percorreram a pista de caminhada recém criada para estimular atividades físicas no local. “Agora as pessoas tem um espaço novo para se exercitar num caminho de árvores plantadas pelas próprias crianças, no final cada turma deixou no local a sua marca e tem agora uma árvore cativa, o desafio será acompanhar o crescimento do que eles plantaram em comemoração ao Dia da Árvore”, contam os educadores envolvidos no projeto.

Futebol verde

A equipe do Num Guentu foi quem deu a largada para a Semana da Árvore, através de uma mobilização interna de seus associados conseguiu doar já na segunda-feira, 19, doou cerca de 100 mudas de árvores nativas para o viveiro municipal, entre elas estavam: pau-da-alho e o ipê rosa.

A equipe Num Guentu foi representada por seu Presidente André Ramos que revelou que doaria mais mudas para a cidade. O Num Guentu, já conhecido pela união da sua torcida e pelas conquistas na cidade e região, mostra que com vontade para realizar, todos podem fazer muito mais por Santa Isabel. “Se todos fizerem sua parte, auxiliamos o poder público na construção de uma cidade melhor”, disse André.