Participantes do RYLA comemoram sucesso

- Pai, foi horrível, mas é maravilhoso! Comemorou a estudante convidando o pai a participar da última palestra.

Cidades Educação Em 02/09/2016 17:57:50

 

Dos 109 estudantes inscritos 77 aceitaram o desafio e compareceram no sábado, 27/08, ao 7º Ryla (Prêmio Rotário de Liderança Juvenil) organizado pelo Rotary Club de Santa Isabel Centenário. – Nossa expectativa foi atingida: sabemos que uma parte dos inscritos deixa de comparecer em decorrência do transporte ou de outras dificuldades. Repetimos esse ano o mesmo número de ausentes do ano passado, analisa a presidente do Rotary isabelense, Veronica Drumond.

Os estudantes participaram de palestras, oficinas e dinâmicas destinadas a prepará-los para assumir papéis de liderança no local onde estudam e vivem. Os trabalhos são conduzidos por uma equipe de rotarianos do distrito 4430 composta por psicólogos, especialistas em Recursos Humanos, publicitários e educadores financeiros que discorrem sobre marketing pessoal, liderança, organização e métodos além de outras técnicas essenciais aos líderes. O Rotary proporciona a alimentação e todo o material necessário às atividades.

No encerramento sempre ocorre uma palestra motivacional que esse ano foi novamente ministrada por Luis Eduardo Boudakian. Portador de uma enfermidade neurológica degenerativa de origem genética, encontrou na doença uma motivação para superar os seus próprios limites. Criou uma campanha de valorização da vida “Aprendendo a Viver” onde mostra, com sua história, a necessidade de difundir a alegria e reconhecer as vitórias.

A doença de Boudakian lhe tirou, ainda na infância, os movimentos das pernas e limita, de forma progressiva, sua capacidade de fala. Mesmo assim consegue transmitir sua determinação de viver e ser feliz. - Não chore pelas coisas terem terminado. Sorria porque elas existiram, diz ele.  

Com o seu bom humor Boudakian conseguiu tirar risadas dos participantes do Ryla depois de deixá-los chorando por sua história de vida e de seu relacionamento com os pais: “Todo o bem que pudermos fazer, toda a ternura que pudermos dar a um ser humano, que o façamos agora, neste momento, porque não passaremos duas vezes pelo mesmo caminho”, insiste. 

A E. E. Profa. Brasilisia Machado Lobo, do Jd. Eldorado, foi campeã na presença: todos os dez inscritos compareceram ao Ryla participando ativamente de todas as atividades. Participaram também alunos do E. E. Profa Maria Santos Bairão, do Colégio Artur Ferreira; do E. E. Profa Gabriela Freire Lobo; do E. E. Joaquim Simão, do E. E. Prof Fernando Aluíso Correa, do Profa Maria das Gracas Sales de Oliveira e do E. E. Profa Laurentina Lorena Correa da Silva, do Colégio Objetivo de Santa Isabel e Colégio Porto Rosseti e dois estudantes de Arujá. A ETEC cedeu o espaço e nove de seus alunos participaram do evento.