Criminosos furtam fio de energia da UBS Mirante

Atendimento é prejudicado

Segurança Pública Saúde Cidades Em 19/07/2016 13:25:53

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Arujá

 

As pessoas que precisaram de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mirante na manhã desta segunda-feira (18/07) tiveram de reagendar o serviço e voltar para casa. Elas foram prejudicas pela ação de criminosos que furtaram o fio de energia da unidade, deixando-a sem

Consultas médicas, aplicação de vacinas, entrega de medicamentos e coleta de exames foram alguns dos serviços que deixaram de ser realizados no período da manhã, enquanto eletricistas da Prefeitura trabalhavam para reestabelecer a energia elétrica.

Diversas vacinas tiveram de ser levadas às pressas para um refrigerador na sede da Secretaria Municipal de Saúde. A situação será relatada ao Grupo de Vigilância Epidemiológica regional, que fará uma análise para saber se o material, que precisa ser mantido em uma temperatura adequada, poderá ser utilizado ou deverá ser descartado.

De acordo com a equipe da unidade de saúde, todos os procedimentos marcados para o período da manhã foram reagendados para a próxima quinta-feira (21/07). Já os procedimentos da tarde foram realizados normalmente.

Durante o furto, os criminosos utilizaram alguma estrutura para conseguir cortar o fio entre a caixa de luz e a unidade. De acordo com os eletricistas, aproximadamente 45 metros de cobre foram furtados.

Com a ação criminosa, diversas pessoas foram prejudicadas, entre elas a Glaice Keller, cujo filho de apenas cinco meses precisa ser vacinado. “Para mim, o pior perder um dia de trabalho, porque tive de faltar para vir vaciná-lo. Se não fosse em São Paulo, até daria tempo de ir para o serviço, mas não sei como vou fazer porque amanhã preciso voltar aqui para ele tomar a vacina”, afirma.

Outra moradora do bairro que acabou sendo prejudicada é a dona Maria Rosa Ferreira de Souza, de 81 anos. “É uma pena. Toda segunda-feira eu venho fazer testes de diabetes, mas também queria passar no médico para saber sobre algumas coisas que estou sentido”, disse.

Ao todo, conforme dados do Censo 2010 do IBGE, a UBS Mirante abrange uma população de 11.257 pessoas.

         

Apelo

Além de lamentar o furto ocorrido na unidade, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Ferreira da Silva, fez um apelo para que a população ajude a fiscalizar o local.

“Quando ocorre este tipo de situação, milhares de pessoas sofrem as consequências. O que pedimos é que a população nos ajude a vigiar estas áreas, chamando a Polícia ou a Guarda Municipal ao avistar qualquer movimentação estranha ou indício de que um crime possa acontecer”, disse.

A Polícia Militar pode ser acionada pelo 190 e a Guarda Municipal atende 24 horas no telefone 4655 1425.

A Unidade Básica de Saúde do Mirante fica na Estrada do Kondo, 712. O telefone é o 4655 4911.