Temporada dos desbarrancamentos

Comissão de Defesa Civil deve atender casos urgentes em Igaratá

Cidades Política Em 13/03/2015 08:50:54

Nesta semana a Prainha e a Estrada Rio do Peixe em Igaratá foram aparentemente às áreas mais afetadas pelos desbarrancamentos. Enquanto na estrada a comunidade diz que esperava que o problema ocorresse devido a manutenção precária que a Prefeitura Municipal desempenha, na área central as construções sem fiscalização são as que se encontram em risco.

De acordo com o secretário de Obras, Emerson Oliveira, na Rio do Peixe a prefeitura não pode retirar imediatamente a terra que cedeu com a chuva, pois segundo ele, esta intervenção pode provocar novos desbarrancamentos.

Sobre a Prainha, Emerson destaca que duas obras no bairro foram interditadas pela secretaria de Obras. “Além disso, no dia 23 de fevereiro o prefeito Elzo através de decreto reestruturou a Defesa Civil do município, que terá mais força e condições para agilizar as medidas caso ocorra alguma emergência”, destaca.

Alguns moradores da Prainha, que preferem não se identificar, ficaram aborrecidos com a intervenção, disseram que construíram sem nenhuma orientação do poder público e investiram parte de suas poupanças nestas edificações, agora que a terra começa a ceder são impedidos de permanecer no local. 

“De fato, a nossa equipe é reduzida, mas trabalhamos para atender da melhor forma e damos a orientação necessária aqueles que nos procuram, os donos dos imóveis notificados receberam todas as informações de como deverão proceder e ambos aceitaram que é a melhor medida a ser tomada”, ressalta o Secretário.  

Emerson explica que a Defesa Civil é acionada somente quando há risco a vida de pessoas, caso contrário a sua pasta absorve a maioria da demanda. 

A Comissão Municipal de Defesa Civil de Igaratá é composta pelo presidente: Emerson Oliveira (sec. de Obras); secretário: Maurício Maia; conselheiros técnicos: Francinete Cavalcanti e Juarez Vasconcelos (sec. de Meio Ambiente); entidades de serviço social: Diones Fortes (sec. de Promoção Social); sociedade amigos de bairro: Nilton César (presidente da Câmara); movimentos religiosos: Elisângela Silva; secretaria de saúde: Tatiany Pereira; juventude do município: Gislene Pereira; legislativo municipal: André Jacinto (vereador); segurança pública: Coronel Carlos Alberto Camargo.

Reportagem: Érica Alcântara