Exposição no Centro Cultural Moriconi marca início de festival de fotografia

Mostra com 82 fotos ficará disponível ao público durante o mês de agosto e é a atividade que abre a programação da 2ª edição do Farofa

Cultura Em 01/08/2018 18:26:23

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Suzano

O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro) recebe nesta sexta-feira (03/08), a partir das 13 horas, uma exposição fotográfica que marcará o início da programação da 2ª edição do Farofa – Festival de Fotografia. A mostra permanecerá aberta ao público durante todo o mês de agosto no local. Do lado de fora estarão expostas fotografias de Gabriel Bicho, vencedor da convocatória de 2018, e dentro ficarão as de outros quatro participantes que se inscreveram e da Foto Retrospectiva 2017, em parceria com a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP). 

As demais atividades ocorrerão nos dias 17, 18 e 19 de agosto (sexta-feira, sábado e domingo). O evento é uma iniciativa do coletivo formado pelos fotógrafos Carlos Magno, Pedro Chavedar e Guilherme Silva e conta com apoio da Prefeitura de Suzano. A expectativa é de que mais de mil pessoas visitem o local e participem das ações gratuitas. O festival é voltado para todas as pessoas que gostam de fotografia, sejam elas profissionais ou leigas no assunto.

“Em todo o Brasil, existem cerca de 20 eventos fotográficos como este. O Farofa é considerado um festival documental e artístico, por isso é aberto a todo o público. Diante desta importância, recebemos total apoio da Prefeitura de Suzano”, explicou Carlos Magno. A abertura oficial será realizada em 17 de agosto (sexta-feira), às 19h30, no hall de entrada do Centro Cultural Moriconi. Na sequência, às 20h30, ocorrerá a palestra “10x5: A História da Foto”, no Anfiteatro Orlando Digenova, que fica nas dependências do prédio municipal.

No dia 18 (sábado) está programada a maior parte das atividades. Às 8h30 será realizada a “Farofada na Feira”, uma saída fotográfica até o Largo da Feira da cidade. Das 10 às 18 horas ocorrerá a “Farofeirinha – Feira de Fotografia e Arte”, no hall de entrada do Centro Cultural Moriconi. Já às 11 horas está prevista a mesa de debate “As Mina Pá”, no Anfiteatro Orlando Digenova. Na sequência haverá três palestras, no mesmo local: “Caminhos do Fotojornalismo na Era Digital” (14 horas), “Fuga” (16 horas) e “Sou Farofa” (17 horas). Para encerrar, haverá projeção e leilão de fotografias, às 19 horas, na rua Nove de Julho, 398, no Jardim Santa Helena. 

Já em 19 de agosto (domingo), quando se comemora o Dia Internacional de Fotografia, o Anfiteatro Orlando Digenova receberá duas atividades. A primeira será a mesa de debate “Origem, uma Vivência Analógica”, às 10h30. Em seguida ocorrerá a palestra “Têmpora In Ngô Meitire”, a partir das 11h30. O encerramento do festival está previsto para as 13 horas, com uma confraternização com todos os envolvidos no projeto, no Casarão das Artes (rua Vinte e Sete de Outubro, 271 – Centro). 

 

Além destas atividades, será realizada também a “Farofada nas Escolas”, em 8 e 10 de agosto (quarta e sexta-feira), em parceria com a Secretaria de Educação de Suzano, mas trata-se de uma ação exclusiva com alunos da rede municipal de ensino. Todas as outras mencionadas são abertas ao público em geral e gratuitas, mas é preciso chegar uma hora antes do início para retirar o ingresso no local. Mais informações podem ser obtidas em www.facebook.com/farofafestivaldefotografia.