Parceria garante ações em educação ambiental para 200 alunos de Suzano

Iniciativa beneficiará crianças de oito escolas da rede municipal de ensino com atividades do Instituto Ecofuturo no Parque das Neblinas

Turismo & Natureza Cultura Em 14/06/2018 17:37:19

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Suzano

A Secretaria Municipal de Educação firmou uma parceria com o Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose, para participação no Programa Meu Ambiente. A iniciativa beneficiará 200 alunos de oito escolas da rede municipal de ensino, até novembro deste ano, com atividades de educação ambiental no Parque das Neblinas, localizado em uma área de Mata Atlântica entre as cidades de Bertioga e Mogi das Cruzes.

 

O termo de parceria foi assinado na manhã desta quinta-feira (14/06) entre o secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, e o diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo, Paulo Groke. Logo em seguida houve uma atividade no Parque das Neblinas com cerca de 30 crianças da Escola Municipal Professor Ruy Ferreira Guimarães, do Jardim São Bernardino.

 

O programa é dividido em cinco fases. A primeira é a capacitação dos educadores envolvidos. Em seguida é promovida uma atividade em sala de aula para depois ser realizada a terceira fase, que é a vivência com os alunos no Parque das Neblinas. Na fase seguinte, de volta à escola, as crianças são estimuladas a expressarem a experiência que tiveram em meio à natureza. A quinta e última etapa é o encontro de fechamento com os professores sobre o trabalho desenvolvido no período.

 

Para o secretário Leandro Bassini, trata-se de uma parceria importante para alunos e educadores no sentido de tratar da problemática da ocupação urbana e da importância da preservação do meio ambiente. “É uma maneira de estimular a discussão sobre como conciliar esses dois aspectos. De enxergar que diante de tanta degradação é fundamental que haja a preservação do meio ambiente para benefício de todos. Além disso, foi muito gratificante firmar uma parceria com a Suzano Papel e Celulose, tão importante para a nossa cidade”, disse o chefe da pasta.

 

Programa

 

O Programa Meu Ambiente instiga a reflexão sobre a importância de atividades ao ar livre e da conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade, na mesma medida em que valoriza o indivíduo-educador e o indivíduo-aluno. A iniciativa é desenvolvida no Parque das Neblinas, gerido pelo Instituto Ecofuturo, e contribui para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. Com 6 mil hectares, o local conserva a Bacia do Rio Itatinga, abriga mais de 1.250 espécies e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração e visitação.