Santa Isabel Realiza 1º Simpósio Municipal De Autismo

O 1º Simpósio Municipal de Autismo marcou o inicio de uma nova era nas políticas públicas municipais com relação ao transtorno, diz o Secretário de Saúde

Política Saúde Em 04/04/2018 17:51:23

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

 

Na última terça-feira (03/04) a Prefeitura de Santa Isabel, por meio de uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou o 1º Simpósio Municipal de Autismo, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Isabel.

O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre profissionais da área e população em geral. Foram abordados diferentes temas relacionados ao Autismo, desde o diagnóstico às políticas inclusivas e de reabilitação existentes no município.

“O 1º Simpósio Municipal de Autismo marcou o inicio de uma nova era nas políticas públicas municipais com relação ao transtorno e promete ser um divisor de águas nas atuações entre as Secretárias de Saúde e Educação de Santa Isabel”, ressaltou o Secretário Municipal de Saúde, Cleber Kerchner.

Entre as autoridades, estiveram presentes: a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto, o Secretário Municipal de Saúde, Cleber Kerchner, a Secretária Municipal de Educação, Liliene Paiva, a Promotora de Justiça, Dra. Fernanda Ratcov da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Isabel e o representante do Conselho Municipal de Saúde e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Antônio Barreto.

“O Simpósio é apenas o primeiro passo para a realização de um grande sonho, que há muito tempo foi esquecido. Juntos, faremos a diferença. Enfrentaremos qualquer desafio, sempre em busca de conhecimento à fim de estabelecer as políticas públicas necessárias para a inserção da criança e do adulto na sociedade”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

Palestrantes:

Desmistificando o Autismo – Dr. Danilo Blanco – Médico Psicanalista,

Mestre em Psicanálise

Cenário das Políticas Públicas de Saúde – Fernanda Gabriela Zica – Diretora de Saúde em Santa Isabel, Fonoaudióloga, especialista em Gestão Pública em Saúde e Distúrbios Psiquiátricos da Infância pela USP.

Cenário das Políticas Públicas de Educação – Aline Gema – Núcleo de Inclusão, professora efetiva da rede municipal, pós-graduada em Psicopedagogia, educação especial e Autismo. Coordenadora Geral de Inclusão e, no momento, a frente da ressignificação da escola especial.

“TEA – Inclusão social e escolar: um sonho mais que possível” – Família Brito Sales

Anita Brito, doutoranda pela USP (Universidade de São Paulo) na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia para estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduada em Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela PUC-SP e Bacharelado em Tradução também pela PUC-SP.

Nicolas Brito Sales, formado no Ensino Médio no final de 2016. Atualmente, trabalha como fotógrafo, palestrante e escritor. Desde 2011, Nicolas, juntamente com sua mãe, percorre vários lugares para dar palestras sobre como é ser autista e estar inserido na sociedade e na escola regular.

Alexsander Sales é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós graduado em Logística Empresarial pela FGV. Desde 2012, acompanha sua família nas palestras levando seu depoimento na visão de pai.