Alencar defende a instauração da Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência

Este é um evento que já vem sendo implantado há décadas por entidades e associações a nível estadual e nacional

Política Em 22/09/2017 09:22:00

por Assessoria de Imprensa da Câmara de Santa Isabel

 

Através de Projeto de Lei proposto pelo presidente da Casa, o vereador Alencar Galbiatti (PSD), a Câmara de Santa Isabel pede para que seja instituída no município a Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos pares na sessão ocorrida nesta terça-feira, 19, e deve seguir para sanção da prefeita Fábia Porto.

 

Segundo a justificativa apresentada pelo legislador, este é um evento que já vem sendo implantado há décadas por entidades e associações a nível estadual e nacional. A data alusiva foi criada em 1964 a fim de homenagear o trabalho das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES).

O período estabelecido deve servir para buscar ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência, sensibilizando, sempre que possível, os diversos governos e comunidades em relação as suas potencialidades, chamando a atenção para suas necessidades, tanto para definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.

 

Dados do último CENSO do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) revelam que quase 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência – o que representa cerca de 45 milhões de brasileiros. Dessa população, avaliando-se a última Relação Anual de Informações (RAIS) do IBGE, foi constatado que apenas 325 mil, menos de 1%, estavam empregados. Já os dados do Censo Escolar de 2014 indicarem haver 698 mil estudantes especiais matriculados em classes comuns.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores isabelenses.