Servidores municipais dão início à qualificação para atuação no Plano Plurianual de Suzano

A meta é preparar os servidores para as plenárias participativas que ajudarão a definir as políticas públicas e as ações da cidade para os próximos quatro anos

Cidades Política Em 10/05/2017 11:54:18

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Suzano

 

Teve início na manhã desta terça-feira (9 de maio), no auditório do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) - rua General Francisco Glicério, 1.335, centro -, a primeira etapa da capacitação dos agentes públicos para a participação nas audiências do Plano Plurianual Participativo (PPA) de Suzano para os anos 2018 a 2021. O encontro, que contou com a presença de integrantes de todo o Secretariado Municipal, teve como meta preparar os servidores para as futuras plenárias participativas que ajudarão a definir as políticas públicas e as ações para os próximos quatro anos.

O trabalho foi conduzido pelo secretário municipal de Governo, Rosenil Barros Órfão, e contou com a explanação de uma representante de uma consultoria especializada em administração pública. O objetivo principal foi preparar os agentes públicos para atuar nas plenárias participativas do PPA, que serão realizadas entre os meses de junho e julho nas comunidades.

Na oportunidade, foram explorados conceitos que serão posteriormente explicados à população sobre o Plano Diretor, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como sobre a importância da sincronia entre os assuntos no que tange à elaboração de políticas públicas e de obras a serem executadas pela municipalidade nos próximos anos.

Após o ciclo de palestras realizado na parte da manhã de hoje, os integrantes participaram de uma atividade prática, com direito à simulação da elaboração de um programa a ser inserido no PPA, seguindo os preceitos tratados durante o compartilhamento da etapa teórica. Criação do programa, dos objetivos e das justificativas, a abrangência e os indicadores que definirão o êxito da iniciativa também foram aplicados durante as dinâmicas de grupo.

Para o secretário municipal de Governo de Suzano, a capacitação abrigada no Saspe é fundamental para o diálogo entre a população e os agentes públicos na criação do PPA:

"A inclusão da opinião da comunidade neste processo é uma peça fundamental. Este plano representa não apenas os anseios da gestão municipal, mas da própria sociedade no que reside à construção de uma nova política em nossa cidade. Isso tudo começa na definição das prioridades de Suzano neste momento”, reafirmou Barros Órfão.

 

A capacitação terá continuidade nesta quinta-feira (11 de maio), nas dependências do Saspe. Na ocasião, os participantes vão passar por uma nova rodada de palestras e de workshops de preparação para as plenárias deliberativas do PPA, que ocorrerão até o final de julho no centro e nas regiões norte e sul da cidade.