ETEC celebra o centenário de Monteiro Lobato

Escritor foi lembrado nesta semana em seu aniversário na ETEC de Santa Isabel, alunos da rede municipal participaram de atividades e assistiram peças teatrais de Monteiro Lobato

Cidades Educação Em 20/04/2017 16:58:36

Reportagem: Bruno Martins

 

Em comemoração ao 135º aniversário de Monteiro Lobato a Escola Técnica (ETEC) de Santa Isabel promoveu na terça-feira, 18/04, uma manhã inteira de atividade literárias com os estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental da Emef. José de Almeida Machado.  

Um corredor decorado com fotos de personagens de Monteiro Lobato e curiosidades sobre o autor levou as crianças até o anfiteatro da ETEC, onde assistiram apresentações teatrais do Sítio do Pica Pau Amarelo, uma das grandes histórias escritas por Monteiro Lobato. Os próprios estudantes da ETEC se transformaram em personagens, revivendo aventuras que imortalizaram o escritor. As crianças ainda pintaram, receberam brindes e ouviram outras histórias.

De acordo com a diretora da ETEC, Gisele Adriana o evento faz parte de um projeto recém-criado na unidade de Santa Isabel, o “Biblioteca Ativa” visa estimular a leitura através de apresentações e atividades pedagógicas: “Este foi o primeiro, mas o objetivo é darmos continuidade, falarmos de novos autores e trazermos mais crianças para dentro da nossa escola. Dessa forma quem assiste aprende, mas quem faz aprende ainda mais, são os nossos estudantes que produzem todas as atividades que são apresentadas as crianças que veem assistir”, explica. 

A Biblioteca Ativa é uma criação dos professores Alex dos Santos e Jéssica Corrêa e tem orientação educacional da professora Daniele Silva. Todas as atividades foram desenvolvidas pelos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico (ETIM) dos cursos de Informática e Administração das turmas do 1º ao 3º ano. 

 

Sobre o autor 

José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 18 de abril de 1882. Considerado gênio e pioneiro da literatura infanto-juvenil no Brasil, Lobato criou além do Sítio do Pica Pau Amarelo, A menina do narizinho arrebitado, Jeca tatuzinho, entre outras obras de literatura infantil, adulta, além de adaptações de livros infantis. O escritor morreu aos 66 anos em São Paulo em 4 de julho de 1948.