Rainbow, uma escola onde se aprende brincando

Dedicada às crianças de 3 a 12 anos, a escola isabelense ensina a vida além de inglês

Educação Em 20/04/2017 20:11:46

 

 

Ela nunca sabe se está trabalhando ou se divertindo. Adriana (mais conhecida como Nana) se dedica a arte de ensinar desde 1999. Começou ensinando inglês infantil, inclusive para os próprios filhos e atualmente ampliou suas atividades para o que ela chama, carinhosamente de “resgate da infância”.

No início desse ano Adriana Di Pietra inaugurou sua escola em novo prédio na rua Presidente Dutra, no bairro 13 de Maio. Como toda construção para a infância, o prédio é colorido de azul com portões amarelos que dão o toque de alegria logo nos primeiros momentos de quem ali entra. Um amplo gramado onde uma horta dá sinais de vida, pimenteira colorida e um grande pé de berinjela.

Dentro da construção salas amplas, coloridas, com evidentes sinais de passagem de crianças de primeira infância. Desenhos e rabiscos, letras e figuras de animais e por todo o lado objetos feitos de material reaproveitado como: garrafas pets, tecidos, papelão e madeira.

- A ideia é ensinar a sustentabilidade, desenvolver a capacidade de improvisar, criar soluções e raciocinar, explica Adriana com os olhos brilhando de alegria de fazer o que ama.

A escola tem o nome colorido “Rainbow” e a vontade de Adriana é que, em meio às oficinas de teatro, culinária, música, jardinagem, horta orgânica e artesanato as crianças aprendem o inglês, conhecimentos que vão levar para toda a vida.

Um estudo feito por uma universidade inglesa atesta que as crianças são mais felizes quando estão na escola, junto dos amigos e com a sensação de estarem aprendendo e cultivando novos hábitos. Nas férias e feriados mais longos, a ausência de atividades as deixam aprisionadas aos celulares, computadores ou atividades menos dinâmicas como televisão, é o que chamam de “tristeza de feriado”. - Esse tipo de sentimento torna as crianças ansiosas, frequentemente enjoadas podendo até mesmo manifestar sob a forma de agressividade explica Adriana. 

- Todo mundo precisa de algo significativo para preencher o seu dia”, afirma observando que, em outros lugares do mundo, em países mais desenvolvidos, diversas escolas já adotam o sistema que está sendo conhecido como “pedagogia Waldorf”, que preza exatamente o desenvolvimento infantil através de experiências múltiplas que ajudem nas escolhas, desenvolvam o senso crítico e especialmente façam crescer a sensibilidade no relacionamento humano.