Queimadas se espalham pela região

Santa Isabel registrou nesta semana diversos pontos de queimadas. Em Guarema também teve incêndio que atingiu um pátio de veículos e queimou centenas de carros

Cidades Em 15/09/2017 22:52:13

Nesta semana a massa de ar quente em Santa Isabel atingiu os 35oC graus. Como se não bastasse o calor intenso e os dias secos, em vários cantos da cidade a população sofreu com um inimigo da saúde pública: as queimadas. Em alguns pontos, moradores com medo que o fogo atingisse suas casas acionaram o Corpo de Bombeiros. Só nos 13 primeiros dias de setembro, o estado de São Paulo já registrou 943 pontos de queimadas e só em Santa Isabel o Corpo de Bombeiros chegou a atender nesta semana, cinco ocorrências por dia.  

Das áreas urbanas até as rurais em todo o canto de Santa Isabel nesta semana foi possível se deparar com um foco de incêndio em pasto, taquarais e terrenos baldios. Alguns moradores relatam que procuraram tanto o Corpo de Bombeiros quanto a secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas em muitos locais nenhum dos dois órgãos compareceram. 

Na tarde de terça-feira, 12/09, uma pessoa ateou fogo em um pasto situado na Av. Nicola Cianflone, Bairro Lanifício, em Santa Isabel. O morador do Bairro Jd. Novo Éden, Victor Rafael foi uma das pessoas que acionou o Corpo de Bombeiros às 17h, mas só às 20h a corporação retornou à ligação dizendo que não foi possível chegar ao local devido à dificuldade de acesso à área. “É impossível dizer que não conseguiu acesso para chegar até o incêndio, mesmo sem experiência eu identifiquei dois pontos que permitem qualquer pessoa entrar facilmente na mata. Infelizmente não existiu uma tentativa dos bombeiros em vir apagar o incêndio, mesmo eu tendo informado que havia casas e famílias em risco”, disse.  

O Corpo de Bombeiros de Arujá, que também atende em Santa Isabel, explica que o tempo de deslocamento de uma ambulância até o local do incêndio não ultrapassa os 20 minutos: “É necessário analisar caso a caso, pois certamente o registro desta ocorrência não foi feito em nossa base e sim através do 193 em nossa central que fica no Bairro da Sé, em São Paulo. Só depois de feito o registro lá é que a informação do incêndio chega a nossa base”, explica a corporação. Só nesta semana o a corporação de Arujá registrou por dia cinco atendimentos de incêndios ocorridos em Santa Isabel, a maioria deles em áreas próximas as rodovias que cortam a cidade. 

O atual secretário de Meio Ambiente de Santa Isabel, Reinaldo Nunes, disse que esteve nesta semana com o delegado de Polícia da cidade, Dr. Carlos Alberto de Oliveira, para juntos traçarem um plano de fiscalização e autuação intensiva no combate as queimadas. “Nossa Secretaria dispõe de três fiscais que além das queimadas são também encarregados de fiscalizar outras ações relacionadas a Pasta. Não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo e na maioria das vezes quando chegamos nos locais onde há queimada, o autor do crime não está mais. Por isso é importante que todas as denúncias que forem feitas a nós, ou as policias civil e militar venham acompanhada do maior número possível de detalhes que ajudem na identificação do autor”, diz. 

De acordo com Reinaldo, é importante que as pessoas vítimas de danos materiais ou físicos causados pelas queimadas criminosas, registrem as ocorrências na delegacia, pois a polícia civil é quem fará a investigação do caso e assim identificará o responsável punindo-o no rigor da lei. Nesta semana dois boletins de ocorrências foram registrados na delegacia isabelense por proprietários que tiveram danos causados pelas queimadas, possivelmente criminosas, que atingiram suas terras. 

Incêndio destrói centenas de carros em Guararema 

Enquanto voltava do trabalho, pela Rodovia Presidente Dutra, na tarde de quinta-feira, 14/09, o isabelense Robson Oliveira Araújo, 34, registrou em vídeo, pelo seu celular, o momento em que um pátio particular de veículos, em Guararema pegou fogo. Centenas de carros foram atingidos pela chama. O caso foi registrado na Delegacia de Guararema B.O. 985, a polícia aguarda o laudo da perícia que irá dizer se o incêndio foi criminoso ou não. Equipes do corpo de bombeiros de Guararema, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e até da Capital trabalharam juntos no combate as chamas. 

Calor e tempo seco se estende até semana que vem

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, o calor e a massa de ar quente que cobre parte do país continua até o próximo final de semana. Há previsão de chuvas para a região, a partir de sábado, 23/09, primeiro dia oficial da Primavera, que inicia na sexta-feira, 22/09, às 17h02. O Climatempo ressalta que é comum, principalmente nesta época do ano, um aumento nos casos de queimadas: “Com a falta de chuvas a vegetação está bem ressecada, o que ajuda a espalhar facilmente o fogo”, diz. 

O Corpo de Bombeiros alerta que provocar incêndio florestal é crime que provoca grandes prejuízos a plantações e pode levar até a morte de animais e pessoas.  As penalidades para quem pratica queimada pode levar a multa e até a prisão. As denúncias podem ser feitas através dos telefones: Disque Ambiente 0800 113 560 ou Polícia Militar Ambiental 0800 0555 190

Com a Lei Complementar nº 173/2014, que instituiu o Código de Meio Ambiente de Santa Isabel, passou a ser proibido a realização de queimadas para a limpeza de terrenos, vegetação, incineração de lixo ou detritos de qualquer natureza, florestas, campo nativo e demais formas de vegetação.

Esta legislação estabelece ainda que o proprietário, o possuidor ou o detentor de imóvel, para evitar queimadas, deverá, com a observância do previsto no Código Florestal, proceder à execução de aceiros, para a faixa de proteção, com largura mínima de 3 (três) metros, isolando as divisas limítrofes; e, proceder à execução de aceiros na faixa de domínio das estradas públicas ou privadas, na largura mínima de 3 (três) metros.

Em Santa Isabel denúncias podem ser feitas direto para a secretaria de Meio Ambiente (11) 4656-8151.

 

Notícias Relacionadas