Projetos de leitura e mobilização nas escolas municipais

Programa PVE visa articular a gestão pública, escola e comunidade engajando a população para uma participação ativa na educação, além da realização de ações sociais entre ambos

Educação Em 07/09/2018 20:32:34

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

 

Nos dias 04 a 06 de Abril a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Grupo Votorantim no projeto PVE (Parceria Votorantim pela Educação), realizou nas unidades escolares diversas atividades com os grupos de mobilização do ‘Ler por Prazer’.

O Programa PVE visa articular a gestão pública, escola e comunidade engajando a população para uma participação ativa na educação, além da realização de ações sociais entre ambos. O projeto terá duração de quatro anos, contendo um ciclo anual com ação de formação entre a escola e o cidadão.

“É o momento da participação da comunidade, dos pais e da família com a escola e o poder público, trabalhando para o avanço da educação e também da sociedade como um todo através das ações educacionais, solidárias e de conscientização, como o projeto que desperta o interesse pela leitura em nossas crianças e jovens, transformando suas vidas pelo poder da educação” ressaltou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

As unidades escolares realizaram atividades de acordo com a idade/série de cada aluno, além dos estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) como: roda de leitura, teatro, contação de histórias e dinâmicas que visam despertar o interesse pela leitura e o contato com a cultura, como as lendas folclóricas e os contos de fada. 

Em uma das escolas, a EMEI Della Noche, foi feita uma roda de conversa. Na EMEF Oscar Ferreira de Godoy os professores trabalharam com o “telefone da leitura” que de forma lúdica e descontraída fizeram os alunos ler as histórias, passando de um para o outro como um “telefonema” e além desta atividade o Oscar realizou com os estudantes do EJA. 

A EMEB Carlos Cintra de Paula realizou a “Árvore do Saber”, com livros expostos como “frutos” e a disposição dos alunos para a leitura. Outras unidades realizaram ações, como cantinho da leitura nos pátios. 

“O trabalho traz novas idéias para o avanço da educação e do aprendizado de nossas crianças e jovens por meio do projeto ‘Ler por Prazer’ que trará resultados pedagógicos e sociais por meio da literatura” disse a Secretária Municipal de Educação e Secretária Interina de Cultura, Esportes e Lazer, Liliene de Paiva.