Programação dos 50 anos já está completa

Comemoração começa com cavalhada no dia 1 de dezembro e segue até o dia 8.

Cidades Em 01/11/2019 23:01:20

A antiga cidade de Igaratá ficava no fundo do vale do rio Jaguari, quase na confluência do rio do Peixe, bem perto da cachoeira do Piquirá. Todo esse cenário de casas rústicas e matas cerradas foi inundado em 1969 pela represa do Jaguari, obrigando os moradores a se transferir para o atual sítio.

A comemoração desse ano reconstrói as tradições do antigo povoado, a cavalhada, as atividades religiosas, o desfile de cavaleiros e o rodeio profissional. A festa começa no dia primeiro com a cavalgada reunindo cavalos, cavaleiros, amazonas e charretes de toda a região. São esperados mais de cem participantes, segundo Jair de Oliveira, organizador do encontro.

Esse ano, diferente de 2017, a cavalhada acontecerá no domingo anterior ao festejo principal evitando o desgaste dos participantes que, naquele ano, enfrentaram a noite para participar, no dia seguinte da prova de tambor.

Na quinta-feira, dia que assinala a transferência da sede do município o dia começa no recinto da festa, ao lado da Escola Irmã Paula Nunes Guimarães, no Jd. Rosa Helena com a abertura solene e desfile dos cavaleiros e amazonas. Entre as tradicionais barracas da praça de alimentação o sanduíche de pernil e chopps artesanais. Encerrando o dia o show de Donizeti, tendo como ingresso a doação de um quilo de alimento não perecível.

 Na sexta- feira é dia de Mayck e Lyan também com ingresso de um quilo de alimentos. Na programação geral haverá o desfile de cavaleiros seguido da Prova de Tambor e em seguida o rodeio profissional, com peões de todo o estado de São Paulo. Programação que se repete no sábado com o show de Eduardo Costa, o único em que terá cobrança de ingresso. 

No domingo haverá uma Missa Solene celebrada no próprio recinto às 10 hrs e, em seguida desfile de Cavaleiros e Amazonas que se estenderá pela cidade. E, na parte da tarde além das provas de tambor, seguida do rodeio o show de Gabriel.

O prefeito Celso Palau comemora a conquista de realizar essa festa sem gastar um centavo sequer de recursos públicos. – A parceria que celebramos com a empresa organizadora permitiu que o município, cedendo o espaço, não necessitasse de nenhum outro investimento exceto a limpeza do ambiente no final do evento. Para nós tem sido muito importante a parceria também com empresários da cidade que aceitaram o projeto de se comemorar os 50 anos da nova sede do município. Teremos nessa data momentos de muita alegria que serão inesquecíveis!