Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos atende 971 alunos da rede municipal

Projeto em parceria com o Sebrae

Economia & Negócios Em 08/11/2018 16:05:34

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Turismo e Desenvolvimento Econômico, realiza neste segundo semestre o programa ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’ (JEPP) em parceria com o Sebrae visando uma formação empreendedora no Ensino Fundamental.

No programa JEPP a criança aprende de forma lúdica e desenvolve habilidades e comportamentos de empreendedor, incentivando a busca do autoconhecimento e viver em coletividade, por meio de atividades lúdicas e pedagógicas para a formação empreendedora dos alunos do Ensino Fundamental I.

“Ensinar com qualidade é a meta de nossa gestão, formando cidadãos críticos, conscientes e também empreendedores, despertando o talento e a criatividade de forma lúdica e pedagógica em nossas crianças, formando-os com um olhar visionário e inovador para os negócios”, ressaltou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

Além de formar empreendedores, o programa visa à autonomia do aluno no aprendizado e desenvolvimento de atributos e atitudes para a gestão da vida. Os fundamentos ministrados se baseiam nos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; Aprender a ser, via essencial que integra os três tópicos anteriores.

Ao todo 971 alunos das unidades escolares EMEB Vereador Luiz Benedito e EMEF Oscar Ferreira de Godoy estão realizando diversas atividades ministradas pelos professores da rede, que foram capacitados no primeiro semestre deste ano para o desenvolvimento das aulas.

Oficinas de produção de ervas aromáticas, temperos naturais, confecção de brinquedos ecológicos, locadora de produtos e entre outras, foram aplicadas durante o segundo semestre deste ano. Durante o aprendizado, os alunos são levados ao próprio ato de fazer, pensar, aprender e viver em sociedade características fundamentais dos empreendedores.

No término do semestre, os alunos apresentarão os seus produtos finais numa feira organizada pela própria unidade escolar, contando com a participação de toda a comunidade.

 “Educação inovadora e empreendedora, despertando o talento de nossas crianças e a autonomia no seu crescimento e desenvolvimento social e pedagógico e este é o nosso objetivo para a educação de Santa Isabel”, afirmou a Secretária Municipal de Educação e Secretária Interina de Esportes e Lazer e Cultura, Liliene de Paiva.