Programa de Saúde para gestantes e recém-nascidos será apresentado em Brasília

O programa foi apresentado durante o 33º Congresso Estadual.

Saúde Em 26/06/2019 18:02:29

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guararema

O programa “Nascer com Saúde”, da Secretaria Municipal de Saúde de Guararema, que trata de estratégias visando à saúde da gestante e do bebê, desde o pré-natal até os dois anos do bebê foi um dos escolhidos para ser apresentado no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece na próxima semana, em Brasília. 

O programa foi apresentado durante o 33º Congresso Estadual. Entre os 995 trabalhos expostos, ele foi um dos destaques como experiência exitosa dos municípios paulistas e escolhido para ser apresentado em Brasília.

O protocolo “Nascer com Saúde” foi criado em 2008 com o objetivo de monitorar a qualidade da assistência à gestante e ao bebê e, consequentemente, reduzir a mortalidade materno infantil, sendo um compromisso de destaque da Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pois envolve várias frentes de apoio e assistência, indo além das consultas obstétricas e de enfermagem. 

Atualmente Guararema é o município de porte pequeno da Região Metropolitana com o menor índice de mortalidade infantil. O trabalho de acompanhamento do pré e pós-parto possibilita a manutenção deste índice como um dos menores do Estado. 

De acordo com a secretária de Saúde Adriana Martins, são várias áreas e inúmeros os profissionais que dão vida ao protocolo, como: a Coordenadoria de Transporte, a Vigilância em Saúde, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Dulce e Lambari e no CESAP, com suas equipes de Enfermagem, Médicos, Laboratório, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Assistência Farmacêutica e até os Setores de Regulação, Ouvidoria, Administração, bem como várias secretarias envolvidas e o importante papel da Santa Casa.

As estratégias vão desde consultas médicas até grupos educativos e visitas à maternidade, bem como visita domiciliar da equipe.

 

“Estar entre os indicados para o Congresso Nacional representa o reconhecimento do árduo trabalho de todos os profissionais envolvidos, bem como de priorização do município para que a beleza da vida, através da gestação, aconteça da melhor forma. É também um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS”, disse a secretária.