Profissionais da Saúde realizam ações preventivas na Vila Olaria

Na última segunda-feira (04/02), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio dos funcionários da Estratégia Saúde da Família – ESF Cachoeira, realizou exames e palestra de conscientização para os moradores da Vila Olaria

Saúde Em 06/02/2019 16:34:38

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

Na última segunda-feira (04/02), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio dos funcionários da Estratégia Saúde da Família – ESF Cachoeira, realizou exames e palestra de conscientização para os moradores da Vila Olaria, localizada na Estrada Velha Santa Isabel/Mogi das Cruzes onde há pessoas em vulnerabilidade social.  O intuito da ação era identificar possíveis sinais precoces de doenças infecciosas.

Durante a visita, o Médico Dr. Renato Pignatari e a Enfermeira Jennifer Sampaio, acompanhada da Auxiliar de Enfermagem Gislaine Vieira, apresentaram as principais características da hanseníase, também conhecida como lepra, que é infecto-contagiosa e causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, que se instala em nervos e pele.

Em seguida, as Agentes Comunitárias de Saúde Sara Kelly e Luanna Mendes, ministraram uma palestra sobre doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, sendo elas: Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Além disso, compartilharam dicas de como evitar a proliferação do mosquito.

“Nós temos investido muito em ações educativas de promoção à saúde em toda a área urbana e rural da cidade, bem como os locais mais distantes que compõe o território de abrangência de cada unidade. É extremamente importante conscientizar a população sobre os fatores de risco e formas de se prevenir contra graves doenças. Às vezes uma simples informação pode salvar vidas”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.