Produção cinematográfica de arujaense estreia dia 5

Cultura Em 04/06/2014 01:46:56

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

 

         Na próxima quinta-feira, dia 5 de junho, o Casarão das Artes sediará o lançamento do filme “Tião Aviador”, uma produção inteiramente arujaense. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Projeto Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

         O longa-metragem conta a história de Sebastião Francisco, conhecido como “Tião”, ou “Nego Tião das Asas”, como gostava de ser chamado. Apaixonado pela aviação, Tião conseguiu, após inúmeras tentativas, criar um avião, ao qual ele chamava de “automovescópolo”.

Embora a aeronave estivesse nos padrões adequados, ela nunca chegou a ser testada. Isso porque Arujá não possuía uma pista onde pudesse ser feito o teste. O prefeito da época até tentou realizá-lo em pista de outro local, mas Tião faleceu antes que seu projeto tivesse sucesso.

         A família de Tião ainda vive em Arujá – um de seus onze filhos, aliás, participou das gravações do filme. Após seu falecimento, Tião foi homenageado com uma rua na cidade de Arujá: a ladeira Sebastião Francisco, que fica em frente à escola Dr. Washington Luiz Pereira de Souza.

Projeto Oficinas Culturais

O Projeto Oficinas Culturais existe há 27 anos e é promovido em todo o Estado de São Paulo.