Processo contra vereadores parado no STF

Campanha: “Dessa semana não passa!” vai ao Supremo

Política Em 11/08/2017 19:42:59

O processo dos vereadores Alencar Galbiatti e Maurício Platz volta a ser motivo de boatos em Santa Isabel, mas essa semana o advogado especialista em direito eleitoral e administrativo, Dr. Tadeu Ferreira jogou um pá de cal no entusiasmo dos opositores que desde o início da campanha política do ano passado afirmavam que “dessa semana não passa”. A certeza é que iriam cassar os direitos políticos dos dois e impugnar a candidatura. No entanto a juíza eleitoral manteve as candidaturas, e ambos não só foram eleitos, como empossados e escolhidos presidente da Câmara e primeiro Secretário.

Até a última quinta-feira os ventos uivavam novamente: “dessa semana não passa...”, mas o Diário Oficial da União informou que o processo iniciou uma nova fase, agora no Supremo Tribunal Federal. O advogado Dr. Tadeu Ferreira explica que não costuma comentar os casos que atua e principalmente que estão em trâmite, mas garante que ainda neste mês estará ingressando com mais alguns recursos e que não existe prazo para o julgamento e acrescenta: com dois temas estabelecidos pelo Supremo, o processo poderá ficar sem andamento até que o último o tema seja apreciado pelo colegiado, ou seja pode ficar sem análise por mais de quatro anos.

O advogado explica que os direitos políticos dos vereadores mantém-se em pleno vigor e cita o exemplo de Taubaté, onde o prefeito Bernardo Ortiz Jr. foi condenado em primeira e segunda instância por abuso de poder político e econômico, mas levou o caso para Brasília e ficou os quatro anos na prefeitura daquela cidade e no ano passado foi reeleito.

Alencar e Maurício não comemoram nem falam sobre o tema, preferem se manter calados até a solução final.