Prêmio de empreendedorismo

Santa Isabel vira centro de comércio e encontro de empreendedores

Economia & Negócios Em 01/11/2019 21:47:38

por Érica Alcântara

Na quinta-feira, dia 31/10, a Prefeitura de Santa Isabel promoveu no Salão da Câmara Municipal o 1º Giro de Negócios com representantes de empresas do município, de outros estados e países.

O primeiro palestrante resumiu com uma analogia o que significa um evento deste para a cidade, Ricardo Latkani, executivo de Negócios da Walvis Bay Corridor Group da Namíbia para a América do Sul, disse:

“Eu sou míope. Sabe como é? Eu só consigo enxergar até uma certa distância, depois disso preciso de uma lente que corrija as falhas e me permita ver além. Este evento funciona como uma lente, ele serve para o empresário considerar novos mercados, novas oportunidades e enxergar além”, disse Latkani.

O presidente do Ciesp (Centro de Industria do Estado de São Paulo) de Santa Isabel, Davi Castro, disse que há 20 anos trabalha com água mineral (Lucema), mas só conhecia os estraves para trabalhar com exportação. “Hoje vi de perto que existem outras possibilidades”.

A Diretora da Câmara de Comércio Angola-Brasil, Camila Cristiane Silveira, destacou a afinidade entre regiões africanas que ainda carecem de empreendimentos que podem surgir destes encontros.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Isabel, Walter Negrão, durante o evento o comerciante tem a oportunidade de aprender com os outros, trocar experiências e ampliar seus contatos, o chamado networking, quando empresários podem atuar em rede e juntos criam novas oportunidades de negócios.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cardoso Junior enalteceu a presença dos estudantes do Colégio Objetivo e da Etec de Santa Isabel, bem como os alunos da Escola do Trabalho e Time do Emprego. “Vocês estão se preparando para atender um mercado e precisam conhecer ele, para conquistarem seu espaço”, disse.

Para o empresário Sidney, do Recanto Apoena, o comércio isabelense ainda é muito resistente ao trabalho integrado. “Muitos empreendimentos atuam como se houvesse uma rivalidade e, às vezes, encontramos negócios mais vantajosos em outras cidades que investem em atendimento, descontos proporcionais a quantidade de produto e ao tempo de fidelidade. Seria mais fácil se pudéssemos encontrar tudo isso aqui, mas não podemos desistir”, disse.

O Prêmio

As representantes do Programa “Trilhando Caminhos”, Silvana Lima e Regina Cavernagui, entregaram o Prêmio Prefeito Empreendedor à Fábia Porto. Uma certificação internacional que considerou os índices de Desenvolvimento no município, como: mais de 8.000 novos postos de trabalho gerados; mais de 1.000 novas empresas abertas desde o início da gestão; implantação da Casa do Empreendedor; desburocratização dos processos de licença de funcionamento; implantação do Programa Escola do Trabalho; incentivo ao microempreendedor através da implantação do SEBRAE Aqui e incentivo e fomento ao Turismo.

“Nós deixamos de ser um ponto desconhecido no mapa, ultrapassamos fronteiras e ganhamos reconhecimento em outros continentes. Acreditar e valorizar nossa capacidade de atrair riquezas faz a diferença”, disse Fábia.