Prefeituras se mobilizam para o dia D

As unidades de saúde da região estarão abertas neste sábado, 17/10, para a campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e outras doenças

Saúde Em 16/10/2020 20:15:12

por Bruno Martins

Acontece hoje o dia D da vacinação contra a Paralisia Infantil para as crianças de 0 a 4 anos e a multivacinação para a atualização da caderneta de vacina a crianças e adolescentes menores de 15 anos. O dia D irá movimentar mais de 20 postos de saúde e unidades descentralizadas que foram montadas em pontos estratégicos de Arujá, Igaratá e Santa Isabel. 

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 05 de outubro e deve se estender até o dia 30 deste mês e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da imunização contra sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B e poliomielite, mas serão disponibilizadas a população todos os tipos de imunização do calendário vacinal, por isso uma criança ou adolescente poderá tomar até mais de uma dose. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece cerca de 18 vacinas para crianças e adolescentes.

Crianças de 0 a 4 anos deverão ser imunizadas contra a poliomielite (Paralisia Infantil). Já crianças e adolescentes de até 15 anos serão alvos da multivacinação para a atualização da caderneta. 

Saiba onde e como será a vacinação na sua cidade

Em Arujá, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Mirante, Barreto, Pilar, Jd. Real, Fazenda Rincão, Jd. Emília, Nova Arujá, além da Unidade Central na Av. dos Expedicionários estarão abertas a partir das 8h até às 12h 

Em Igaratá, haverá vacinação em um posto descentralizado montado na antiga creche na Av. Benedito Rodrigues de Freitas, Nº 70, centro da cidade, das 8h às 16h. 

Já em Santa Isabel a vacinação estará disponível nas unidades de Estratégias e Saúde da Família (ESF) dos bairros Vila Guilherme, Vila Nova, Jd. Eldorado, Jd. Novo Éden e Cachoeira, além das UBS’s Brotas, Av. Brasil, Monte Negro e Jd. das Acácias. Um posto móvel de vacinação será montado na Praça Fernando Lopes. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h.  

Levar os filhos para se vacinar é dever de pais e responsáveis 

O Sistema Nacional de Imunização do Brasil registra uma queda média de 48% de vacinas como tríplice viral e poliomielite nos últimos cinco anos. A Organização Mundial da Saúde também tem alertado sobre os perigos da redução da imunização da população que tem contribuído significativamente para o surgimento de doenças que já estavam inclusive erradicadas a décadas.