Prefeitura realiza ‘DIA D’ de vacinação contra a Influenza

O município tem como meta vacinar cerca de 14.000 pessoas que compõe os grupos prioritários

Saúde Em 06/05/2019 18:29:28

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

No último sábado (04/05), a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D de Mobilização Nacional Contra o Vírus Influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS ‘s e Estratégias Saúde da Família – ESF’s. Uma equipe de profissionais também esteve atendendo a população no centro da cidade, na Praça Fernando Lopes (Galeria), em um Posto Volante..

O município tem como meta vacinar cerca de 14.000 pessoas que compõe os grupos prioritários, sendo eles: idosos (acima de 60 anos); gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto); crianças (na faixa etária de 6 meses a 4 anos e 11 meses e 29 dias); portadores de doenças crônicas; professores e trabalhadores de saúde da rede pública e privada. Mais de 1.850 pessoas foram imunizadas no ‘Dia D’, totalizando 8.747 munícipes já vacinados.

 

A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar; tossir; espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.