Prefeitura define ações para minimizar impactos da chuva

Equipes da Prefeitura passaram toda esta terça-feira (04/02) trabalhando na limpeza de vias prejudicadas pelas chuvas do dia anterior. Nas escolas, os trabalhos foram focados em serviços de manutenção de calhas, canaletas e na lavagem de pátios e áreas externas.

Cidades Em 04/02/2020 22:20:48

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

Equipes da Prefeitura passaram toda esta terça-feira (04/02) trabalhando na limpeza de vias prejudicadas pelas chuvas do dia anterior. Nas escolas, os trabalhos foram focados em serviços de manutenção de calhas, canaletas e na lavagem de pátios e  áreas externas. Na EMEIA XI, em que parte de um muro caiu, tapumes foram instalados.

Em reunião com o prefeito José Luiz Monteiro, pela manhã, secretários de Obras, Planejamento, Serviços, Segurança Pública, Meio Ambiente e o comandante da Guarda Civil Municipal estabeleceram um cronograma de ações corretivas e preventivas, estabelecido por prioridades.

Com o resultado do temporal de segunda, ao menos 20 ocorrências foram detectadas. Com isso, muitas ruas e avenidas da cidade amanheceram tomadas por lama e sujeira. Em bairros mais afastados, como o Chácaras Copaco, foi necessária a remoção de árvores caídas. A divisão das equipes ocorreu de maneira a otimizar as ações e para minimizar, o quanto possível, novas ocorrências.

“É importante ressaltar que o trabalho preventivo nas redes pluviais e nas bocas de lobo vem sendo feito, o que possibilitou um escoamento muito rápido das águas e reduziu os danos, que poderiam ter sido maiores. O mais importante é que não tivemos problemas com pessoas ou famílias desabrigadas”, informou o prefeito.

Ações

Além do trabalho corretivo, da limpeza pontual de galerias que foram assoreadas e dos reparos nas unidades escolares, a administração municipal está oficiando Prefeituras vizinhas, uma vez que a baixa vazão de água provocada pelo assoreamento de córregos das divisas está entre os principais motivos que contribuíram para as ocorrências registradas. O mesmo será feito com a concessionária CCR Nova Dutra, devido ao transbordamento de um córrego localizado na faixa de domínio da rodovia federal.

Escolas

A Prefeitura reforça que todas as escolas seguem passando por manutenção. As aulas nas unidades municipais retornarão no próximo dia 10.