Prefeitos do Alto Tietê e deputado André do Prado apresentam demandas da região no DAEE

Esta foi a primeira reunião realizada em um órgão do Governo do Estado através da parceira entre a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê e o Condemat

Política Cidades Em 07/03/2017 13:39:54

Assessoria de Imprensa Deputado André do Prado

 

 

O desassoreamento no Rio Tietê, em Itaquaquecetuba, começa em abril e a maquina cedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para Arujá fazer a limpeza do Córrego Caputera, ao término, será enviada para Santa Isabel, para executar o serviço dragagem no Rio Araraquara, uma ação importante para a prevenção de enchentes.

Estas são duas demandas concretas obtidas na reunião com o superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, realizada pela Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Além do deputado André do Prado, que agendou a reunião, participaram os prefeitos: Adriano Leite (Guararema e presidente do Condemat), Vanderlon Gomes (Salesópolis), Dr. José Luiz Monteiro (Arujá) e Fabia Porto (Santa Isabel), o deputado estadual Gileno Gomes e representantes dos municípios de Poá, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Guarulhos.

O deputado André do Prado, presidente da Frente Parlamentar, abriu a reunião ressaltando que o encontro tem como objetivo estreitar os laços entre os municípios da região e o órgão do Governo do Estado. Ele ficou satisfeito com o resultado do encontro. “Pudemos apresentar algumas questões em conjunto e particularidades de alguns municípios. Foi, extramente, proveitosa esta reunião do qual surgiu à possibilidade do superintendente do DAEE fazer uma reunião na região”, ressaltou o parlamentar.

Ricardo Borsari ressaltou que o cronograma estabelecido para o desassoreamento do Rio Tietê é iniciar os serviços em Itaquaquecetuba e, por volta de julho, em Suzano. Para o deputado, este serviço na cidade é fundamental para prevenir as constantes enchentes nos bairros: Vila Japão, Maria Augusta, Vila Bartira, Vila Esperança, Vila Sônia e Fiorela.

No encontro, o prefeito de Guararema e presidente do Condemat, Adriano Leite, agradeceu a recepção e encaminhou um ofício com as demandas elencadas pela câmara técnica a fim de que os pedidos sejam apreciados, entre eles, estão à solicitação de uma programação para o desassoreamento do Rio Guaió; liberação de outorgas para os agricultores; plano integrado de despoluição e revitalização do Rio Tietê e afluentes na Bacia Hidrográfica, parceria com o município de Salesópolis para melhorias na Travessia do Aterrado, apoio para contenção de enchentes na Bacia do Ribeiro Guararema, entre outras questões.

A prefeita Fábia Porto disse que este serviço no Rio Araraquara será fundamental para evitar que o centro de Santa Isabel possa sofrer com inundações.

“Esta é outra demanda importante que vai ajudar muito o município a conter a questão das enchentes, como o que está acontecendo em Arujá. A limpeza do córrego Caputera foi fundamental para que a cidade não tivesse registro de alagamentos”, reforçou o deputado André do Prado.

Além disso, o deputado André do Prado e o prefeito Vanderlon Gomes reforçaram a necessidade de uma parceria para a realização de obras de melhorias na travessia. O superintendente do DAEE se comprometeu em verificar a possibilidade de ajudar com esta demanda.