Prefeito quer mais segurança

- Igaratá é um paraíso!, diz a Capitã PM Adaína, comandante da 1ª Cia de Policiamento responsável pela região de Igaratá diante do computador onde as estatísticas apontam oito ocorrências nos dez meses de 2018.

Segurança Pública Em 09/11/2018 23:19:20

- Igaratá é um paraíso!, diz a Capitã PM Adaína, comandante da 1ª Cia de Policiamento responsável pela região de Igaratá diante do computador onde as estatísticas apontam oito ocorrências nos dez meses de 2018.

Na última segunda feira, impressionado com as reclamações de igarataenses a respeito dos serviços da Polícia Militar na cidade, o prefeito Celso Palau, acompanhado do secretário Benjamim de Lima, visitou o comando da 1ª Companhia em Jacareí para levar suas preocupações e pedir providências.

Palau enumerou diversas ocorrências como dois homicídios, furtos em residências, chácaras e escolas, sem que tenha havido sequer uma manifestação dos órgãos encarregados da segurança. Reclamou inclusive do atendimento prestado pela guarnição local da Polícia Militar que, mesmo acionada por cidadão, demora para realizar o atendimento.

O secretário Benjamim mencionou fato ocorrido na semana anterior quando solicitou a presença de policiais na quadra de esportes para uma ocorrência e, tendo esperado por mais de 40 minutos recebeu a informação de que a viatura estava no bairro da Boa Vista. – Sai do campo e fui ao destacamento, as duas viaturas estavam na garagem, contou o Secretário à estarrecida Comandante da Unidade Militar.

A Capitã Adaína observou que não dispõe de viaturas e nem de pessoal para fazer o atendimento que gostaria, mas o pouco que pode busca fazer com eficiência e presteza. – Mas é preciso que a população contribua. Faça os registros de ocorrência para que as autoridades conheçam a realidade vivida pelo cidadão. Há uma falsa esperança de que o B.O. seja para solucionar o crime: não! O Boletim de Ocorrência alimenta as estatísticas que vão dar origem a mais recursos para o policiamento!, explica.

A Comandante da 1ª Cia destaca que o sistema mais eficiente de segurança, que tem dado melhores resultados em toda a área atendida por sua Guarnição, é a “Vizinhança Solidária”, um sistema de comunicação entre os moradores que se informam e se consultam sempre que houver a observação de fatos estranhos, fora da rotina. – As pessoas passam a observar melhor a rotina da rua, do lugar onde moram, e informam-se uns aos outros e à polícia que vai conferir. Com essa atitude a Polícia já prendeu vários indivíduos e recapturou diversos foragidos da Justiça!, observa.

Ao final do encontro a Capitã Adaína comprometeu-se a fazer uma revisão da unidade da Polícia Militar de Igaratá enquanto o Prefeito comprometeu-se a, em parceria com o Comseg (Conselho Municipal de Segurança), desenvolver uma campanha de conscientização do cidadão para a necessidade de fazer os Boletins de Ocorrência e criarem a rotina da Vizinhança Solidária. A Oficial PM comprometeu-se inclusive a dar treinamento e palestras para os cidadãos envolvidos na segurança comunitária.